quinta-feira, 23 de abril de 2009

Cadafaz - Sede da União está ainda mais bonita - Carta Aberta a todos os cadafazenses

Depois das obras que foram realizadas na nossa aldeia nos últimos anos, tudo parece agora mais fácil para este bom povo da serra, que sempre tem sofrido na pele as marcas do tempo, causadas pelo trabalho pesado e pelo isolamento destas terras, pois a distância que os separa dos grandes centros por si só, já é um grande pesadelo, principalmente para os que amando, sentem o seu torrão natal.
Finalmente, com a ajuda da Câmara Municipal de Góis, da Junta de Freguesia do Cadafaz, do Conselho Directivo dos Compartes da Freguesia, a contribuição do povo residente e de alguns amigos da Beira Serra, foi possível nos últimos tempos, dotar o Cadafaz com sanitários públicos, casa mortuária, coreto, um adro da igreja condigna para além de transformar a nossa escola primária desactivada, num espaço social destinado a apoio à 3.ª idade, surgindo agora uma nova esperança para este bom povo serrano, que muito se tem fartado de esperar.
A actual direcção da União Recreativa do Cadafaz tem feito vários contactos e está ainda empenhada, em colocar esta obra criada na aldeia ao serviço da população residente o mais rápido possível, na tentativa de por um lado dar melhores condições aos idosos, por outro lado criar também alguns postos de trabalho com o fim de combater um pouco a desertificação, procedendo também recentemente à substituição da telha e pintura da sua sede, trabalhos que já se encontram concluídos.
Ao longo do nosso mandato à frente dos destinos da União Recreativa do Cadafaz, embora com alguma dificuldade foi possível como atrás foi dito, realizar algumas obras de carácter urgente, com a comparticipação dos Compartes, da Câmara Municipal de Góis, da Junta de Freguesia de Cadafaz e de alguns amigos e também saldar todas as obras de adaptação do espaço social criado, apetrechando-o com o equipamento adequado. Resta-nos agora, e de acordo com as contas anexas, dar continuidade a um peditório público que está em marcha (campanha da telha), e para o qual já alguns cadafazenses contribuíram.
A direcção da União Recreativa do Cadafaz considera que, finalmente, estão criadas as condições necessárias para virar mais uma página da história da 'povoação do Cadafaz e da própria' União tendo em conta o esforço que foi feito por toda a direcção, nomeadamente pelo primeiro secretário da direcção e do tesoureiro respectivamente, para se conseguir o pouco que já se tem, mas como é lógico, vai continuar 'a contar com as ajudas das forças vivas da Freguesia. das respectivas autarquias e dos próprios Compartes, pois como é sabido sem haver algum dinheiro não será possível a nossa colectividade lançar mãos a obras desta natureza já que as quotas dos associados são a única receita própria com que pode contar e que por falta de meios andam um pouco atrasadas. Vai ser um próximo desafio.
Se porventura continuarmos a merecer a confiança dos nossos sócios, continuamos, também disponíveis para lançar mãos a outros desafios, pois não nos podemos esquecer dos jovens que em 1974-1975 levaram por diante o arrojado projecto para o campo de jogos do Cadafaz e que infelizmente ainda não foi concluído. Para além disso, é nosso propósito sensibilizar as nossas autarquias para que não seja esquecido o arranjo urgente do nosso lavadouro, o saneamento básico da aldeia do Cadafaz, o corte e alargamento das curvas entre Cadafaz e Cabreira e colocação de raids de protecção, a colocação de bocas de incêndio e nomes em todas as ruas da povoação, a criação de um museu a instalar no moinho antigo da colectividade.
Estas são pois algumas das nossas intenções para o futuro da colectividade e da nossa terra, mas só serão possíveis se todos estiverem de mãos dadas, igualmente atentos e preparados para a construção urgente do nosso próprio mundo. Como serrano que sou, "filho e neto de pastor" sempre acreditei que é bom sonhar. Mas é sonhando acordado que se deve preparar o nosso próprio desaparecimento.
Finalmente, com a organização da Casa do Concelho de Góis e Junta de Freguesia do Cadafaz, vai acontecer o Dia das Colectividades da Freguesia, na Casa do Concelho de Góis, em Lisboa. Dia 18 de Abril, do corrente ano, a partir das 15 horas, é importante que os cadafazenses não faltem à festa e para que a União Recreativa continue na senda do progresso é também urgente mudar os seus próprios estatutos criando condições para fazer renascer uma delegação em Lisboa e uma comissão de jovens, onde todos participem e se sintam responsáveis com a sua missão, para que o futuro traga mais vida para o nosso Cadafaz.
Gostaríamos pois, de poder contar com o empenhamento de todos os sócios da União Recreativa e amigos do Cadafaz dando a sua ajuda monetária, para a campanha da telha, numa altura em que a União tem como aposta principal o apoio social aos nossos jovens de há mais tempo sendo ainda importante a vossa presença, no dia 18, em Lisboa, porque afina "a união faz a força".Ajudem-nos a tornar o nosso sonho realidade e sempre a bem do Cadafaz.

Contas do IV almoço de convívio
Receitas - Almoço, 1.160 euros; leilão de oferendas, 780; rifas da garrafa (oferta do Café Ponto de Encontro), 116; vários donativos, 4.594 euros. Total, 5.650 euros.
Despesas - Pagamento de 85 almoços ao restaurante, 635 euros; donativo ao conjunto «Bota Vinho», 100; spot publicitário na Rádio, 75; e cartazes publicitários, selos, ofícios, convites e SMS, 110. Total, 920 euros. Saldo apurado para o telhado, 4.730 euros.

Donativos recebidos
Comparticipação anual dos Compartes da Freguesia do Cadafaz referente ao ano 2008, 1.000 euros; comparticipação anual dos Compartes da Freguesia do Cadafaz referente ao ano de 2009, 1.500; subsídio da Junta de Freguesia, 530; comparticipação dos organizadores do almoço dos Carecas realizado em Góis no dia 20 de Abril de 2008, 350; Natália e Mário Coutinho (Aveiro), 50; João Bilha (Arganil), 25; Fernando Luís Fernandes (Loriga), 25; Lucinda Gaspar da Cruz (Cadafaz), 30; Tilita (Cortecega), 20; Celeste Neves (Corterredor), 20; Carlos Tomé (Pracerias), 4; Luciano Alves de Almeida (Cabreira), 10; e Maria da Piedade (Paços Serra), 10 euros. Total, 3.594 euros.

Mais donativos
Alcides Antunes das Neves (Cadafaz), 10 euros; Armindo Anjos Neves (Cadafaz), 25; José Luís Tomé (Corterredor), 10; Carlos Henriques (Corterredor), 10; Alberto Alves Neves (Tarrastal), 50; Artur Nascimento Neves (Cabreira), 50; Nuno Henrique (Cabreira), 100; e Luciano Alves de Almeida, 10 euros.

A direcção da União Recreativa do Cadafaz agradece a todos os que participaram e participam na campanha da telha, que está em curso, com vista a saldar esta dívida da nossa sede.

in A Comarca de Arganil, de 15/04/2009, retirado do BLOGÓIS em 23/04/09

Sem comentários:

Enviar um comentário

Agradeço a sua visita e o seu comentário.
Informo que comentários anónimos não serão publicados.
Paula Santa Cruz