segunda-feira, 13 de julho de 2009

Alminhas (parte 1)

Há uns tempos atrás, li num jornal regional, um artigo escrito pelo Sr. Luciano Nunes, em que falava sobre as alminhas que foram feitas no Cadafaz. Não me recordo ao todo de quantas é que eram, e algumas delas não sei onde estão localizadas. Por isso lembrei-me de ir tirar fotos as que conhecia.
Nos fins-de-semana que tenho ido ao Cadafaz tenho tirado fotos delas, também tive de pedir ajuda ao Filipe, meu marido, para irmos na moto 4 tirar fotografias a algumas delas, visto algumas não estarem na povoação, a última que fomos fotografar neste fim-de-semana tivemos de lá ir 2 vezes, porque não a encontramos da primeira vez que lá fomos. Mas valeu a pena! Essa foi uma das mais bonitas que achei.
Todas foram mandadas fazer por pessoas que vivem ou viveram no Cadafaz.
Algumas são lindíssimas porque enquadram-se bem com o meio que as rodeiam.
Aos poucos vou colocar as fotografias das que consegui tirar.
Vou começar pelas Alminhas das Almas:
Disseram-me que estas foram as primeiras alminhas que fizeram no Cadafaz. Inicialmente não estavam neste sítio, mas sim do outro lado do carreiro, onde está o castanheiro.



(Actualizado em 21/07/09):

Situada nas Almas de seu nome, a caminho do cemitério, mandadas construir pela família de Manuel Nunes Alves, mas foram demolidas quando da construção da estrada de ligação a Cadafaz, mudadas para o local onde se encontram actualmente.
Luciano Nunes dos Reis
in O Varzense, de 15/05/2007, e in http://goisvive.blogspot.com de 27/05/2007

Sem comentários:

Enviar um comentário

Agradeço a sua visita e o seu comentário.
Informo que comentários anónimos não serão publicados.
Paula Santa Cruz