quinta-feira, 3 de setembro de 2009

Festas de verão.

As festas de verão já se efectuaram em vários locais no Cadafaz. O 1º local, lembro-me de pelo menos assistir uma vez à festa nesse sitio, foi na Volta do Carro.
Depois passou para o Largo de Santo António, onde decorreram até ao ano de 2000. Em 2001 com a inauguração do alargamento do Adro e do Coreto, as festas anuais passaram a ser neste local (para mim é um sítio mais acolhedor).
Quando as festas eram na Volta do Carro e no Largo de Santo António, as segundas-feiras da festa pertenciam à União Recreativa do Cadafaz. Esse dia era passado na Boiça, havia sempre missa campal, a seguir fazia-se o tradicional piquenique, seguido de leilão. Estendia-se as mantas e passava-se lá a tarde, ao som da aparelhagem, os homens a jogarem às cartas, as senhoras conversavam e os jovens faziam jogos tradicionais. Anos mais tarde começou a haver a tradicional sardinhada ao final do dia mas já na aldeia.

Vista geral

Pedra que servia de altar, para a missa campal

Pedra que servia, para o balcão do bar

1 comentário:

  1. Ao pesquisar coisas da nossan terra, encontrei este sitio, dei uma espreitadela e sinceramente achei interessante, gostei da maneira como descreve o Cadafaz de outrora, è tão bom recordar. Dar a conhecer aos nossos filhos como era dura a vida.Parabens, continue.
    um abraço
    Acacio

    ResponderEliminar

Agradeço a sua visita e o seu comentário.
Informo que comentários anónimos não serão publicados.
Paula Santa Cruz