quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Folhas Soltas de Cadafaz por A.Silva

Afinal Cadafaz, Vive – Homenagem ao Regionalismo e Festas Religiosas.
Há vários anos que não se verificava tanto movimento nesta povoação, os largos e ruas foram insuficientes para os automóveis dos conterrâneos visitantes e individualidades que deram o contributo da sua presença, entre nós.
Será o alvorecer de um novo recomeço da vida, em Cadafaz? Será apenas uma despedida engalanada com pompa e circunstância? Ou uma forma muito expansiva de se mostrar que a nossa povoação ainda existe quando as suas entidades representativas querem… ficaremos com a convicção de que seja esta última versão e, aqui apenas será de lamentar que tenham decorrido anos em que a dormência foi quase completa (pelo menos várias situações, e algumas seriam urgentes).
Mas há que pensar em frente e, presentemente, é de elogiar a muito justa e merecida homenagem, realizada no dia 2 de Agosto, promovida pela Junta de Freguesia de Cadafaz, aos pioneiros do Regionalismo desta freguesia.
Felizmente que chegou a altura dos seus empreendedores serem recordados na sede de freguesia numa cerimónia muito significativa para todos nós, é certo que, foram muitos, e muitos mais foram os que, como “obreiros” modestos e incógnitos não se destacavam era a esses que competia a azáfama dos piqueniques, excursões, peditórios, cobrança de quotas, etc. Mas confiamos que no silêncio também estes tenham sido recordados.
Quanto ao monumento erigido em sua homenagem foi, sem dúvida, bem idealizado, tendo como base de frente o antigo chafariz melhoramento este feito pela liga de Melhoramentos da Freguesia do Cadafaz em 1935, cujas iniciais e data se mantinham gravadas (aliás já em tempo me tinha referido num artigo à cerca deste pedaço de história que se encontrava em local pouco digno já há algumas décadas). Para quem ainda se recorda, é muito agradável vê-lo de novo no mesmo local e mais valorizado continuando a perdurar a memória e respeito pelos antigos percursores e a partir de agora também fará parte a actual Junta de Freguesia.
No mesmo dia também foi inaugurada uma carrinha e um novo imóvel (garagem), feito este que nos satisfaz não só por ser mais um bem em prol da comunidade como também por ficarmos mais tranquilos quanto à continuidade da nossa Casa de Convívio. A partir do presente esqueceremos as tristes ideias anteriormente idealizadas (2007) pela Junta e Assembleia de Freg. na sua desactivação para garagem o que mesmo com carpete era ridículo… julgo pois que todos nos gratulamos com a nova opção das mesmas entidades, continuando com a nova opção das mesmas entidades, continuando a beneficiar do imóvel com o devido respeito por todos os que contribuíram para a sua concretização de modo a ser útil a toda a comunidade.
Mas, continua a ser preciso mais. As janelas continuam sem vidros e até sem caixilhos, segundo informação idónea terá a Câmara prometido fazer o trabalho nas sua carpintaria o que até ao momento ainda não se efectuou.
Muito trabalho? Muito Pessoal? Muito esquecimento para uma obra tão insignificante mas que não dignifica as entidades que utilizam a referida sala.
Festa Religiosa: realizou-se, no dia 9 de Agosto, a festa religiosa em louvor de Nossa Senhora das Neves orago desta freguesia desde o séc. XVI, cerimónia esta celebrada pelo Sr. Pároco da Freguesia, tendo grande assistência e acompanhamento no percurso da procissão na qual foram incorporados os andores com todas as imagens da Igreja, o que já há anos não acontecia. Foi muito bonito recordar as cerimónias de antigamente onde a beleza das imagens e o requintado enfeite dos andores era digno de respeito e admiração. Seguiu-se o leilão das fogaças e os restantes festejos, este já com inicio no dia 7 e 8.
Estão de parabéns a organização pela exemplar orientação e programação.
Mas…continuaram a faltar actividades para os jovens de visita e este ano veio imensa juventude, foi pena não se ter pensado neles, porque só bebida e música é pouco e nocivo. Havia antigamente jogos que ainda hoje se praticam em algumas aldeias como o chinquilho, a malha, corrida de sacos etc. Tudo dava para distrair os presentes. E, agora recordando uma promessa iniciada há alguns anos atrás para a qual até foi feito peditório. Não será altura de se acabar o Campo da Bola? Pensando neles?
Cadafaz, Agosto 2009
in O varzeense, 15 de Setembro de 2009

2 comentários:

  1. Gostei do artigo porque reconheço as estórias. Casas de Convívio, Presidentes, Comissões de Melhoramentos ... os jogos, as inaugurações, alguns casamentos. Alguns quilómetros nos separam, mas as estórias são identicas lá na Serra. E o Varzeense, folgo que continue a existir. Já a Comarca de Arganil parece-me que faleceu :(
    Fique bem.

    ResponderEliminar
  2. O artigo está interessante, contudo, acho que os referidos jogos para "animar" os jovens presentes no Cadafaz durante o Verão se encontram um pouco desactualizados, uma vez que hoje em dia, os jovens não gostam desse género de actividades. Mas porque não sugere outras actividades aos organizadores da festa? Ou porque não referiu essas mesmas actividades mencionadas no artigo à comissão de festas deste ano?
    Cláudia Almeida

    ResponderEliminar

Agradeço a sua visita e o seu comentário.
Informo que comentários anónimos não serão publicados.
Paula Santa Cruz