terça-feira, 1 de setembro de 2009

III Encontro de Concertinas, Guitarras e Harmónios no Cadafaz

À semelhança dos anos anteriores, no passado dia 8 de Agosto, o Cadafaz voltou a acolher o III Encontro de concertinas, guitarras e harmónios. O convívio, iniciou com um almoço, que reuniu aproximadamente duas centenas de pessoas, seguiu com o Rancho Folclórico do Cadafaz que fez uma pequena actuação e continuou com os diversos tocadores inscritos, promovendo uma animada tarde cultural.
O evento, levado a efeito no Adro da Igreja do Cadafaz, foi organizado pelo Rancho Folclórico Danças e Cantares do Cadafaz e teve a colaboração da Comissão de Festas de Cadafaz, da Junta de Freguesia de Cadafaz e a Câmara Municipal de Góis.
Ao longo da manhã foram chegando ao aprazível largo, onde recentemente foi inaugurado um bonito chafariz, os diversos tocadores vindos das mais vastas regiões de Portugal, bem como, conterrâneos e amigos da freguesia do Cadafaz.
A gastronomia regional, muito bem confeccionada, fez inveja aos melhores restaurantes e permitiu a todos os presentes saborearem um delicioso e abundante almoço.
Em seguida, e após um desfile do rancho e concertinas pelas ruas do Cadafaz, o coreto transformou-se em palco e ficou com a lotação esgotada ao receber todos os tocadores e instrumentos.
A tarde foi de muita música e o convívio estendeu-se até ao serão, com a presença de 38 participantes.
A fazer inveja, estiveram em palco também os mais pequeninos, que deixaram bem patente a sabedoria e agilidade de quem nasceu para a música.
A festa contou ainda com um momento de fados de Coimbra e Lisboa, permitindo que todos dessem “um pezinho de dança”.
A tarde continuou com diversos concertinistas e algumas vozes que acompanharam e transformaram o momento num encantador espectáculo musical.
Para perpetuar o momento, a organização ofereceu a cada tocador uma singela mas muito bonita lembrança.
Nunca é demais referir que, o Rancho do Cadafaz (fundado em 1937 e organizador do evento) preserva e divulga as tradições, usos e costumes do povo do Cadafaz e pretende promover a cultura e a etnografia dos seus antepassados. Seguindo este ideal, Mário Neves, director e ensaiador do Rancho, referiu ao nosso jornal que: “as concertinas, guitarras e harmónios eram os companheiros das horas alegres dos antepassados que outrora habitaram a freguesia do Cadafaz, pelo que, o Rancho organizou o III Encontro, no sentido de despertar nos mais jovens o interesse por este género de instrumentos e simultaneamente continuar mostrar os usos e costumes deste povo da Serra da Mata.
in o Varzeense, de 15 de Agosto de 2009

2 comentários:

  1. foi lindissimo!!!!!!!!
    principalmente os do cadafaz

    ResponderEliminar
  2. Pena é que não todos estivessem á altura de compreender o que se estava a passar

    ResponderEliminar

Agradeço a sua visita e o seu comentário.
Informo que comentários anónimos não serão publicados.
Paula Santa Cruz