quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Data da criação da Freguesia de Cadafaz

A Freguesia de Cadafaz comemorou à poucos dias 449 anos. Foi no dia 16 de Novembro de 1560 que foi criada a paróquia de Cadafaz, juntamente com a do Colmeal.
Transcrevo o texto retirado do livro O Concelho de Góis, Ensaio de Reconstituição da sua História, em que fala da criação das 2 freguesias.

1560
16 de Novembro - Com consentimento de Diogo da Silveira, padroeiro, e do reitor e beneficiados da igreja de Góis, é criada a paróquia do Colmeal, pelo bispo de Coimbra D. João Soares. A pequena capela e ermida de S. Sebastião do Colmeal, no arrabalde da povoação, ficou igreja matriz e sufragânea à matriz de Góis. Os lugares que ficam a pertencer à freguesia, além do Colmeal, são Carvalhal, Soito, Aldeia Velha, Sobral e Ádela.

Neste mesmo dia, é também criada a nova paróquia de Cadafaz, tendo sido decidido apartar da matriz a capela da Nossa Senhora do Cadafaz. Ficam a pertencer à nova paróquia, sufragânea da igreja matriz de Góis, os lugares de Cadafaz, Sandinha, Capelo, Relvas e Corterredor. Ficou estabelecido a realização de três festas religiosas anuais: a do Espírito Santo, a do Corpo de Cristo e a da Nossa Senhora de Assunção.

- Ramos, João Barreto Nogueira, «A dinastia dos Silveiras 1459-1658 (No tempo do senhorio)» in O Concelho de Góis, Ensaio de Reconstituição da sua História, (do Século XII ao Século XXI), Cronologia do Poder e da Sociedade, Movimento Cidadãos por Góis, Outubro de 2009, p.83

1 comentário:

  1. Parabéns à Freguesia do Cadafaz. Parabéns também para si Paula, por fazer do seu blog um ponto de aprendizagem para os mais curiosos. Quase 500 anos! É uma senhora freguesia.
    Vou dar um pulo lá acima, este fim de semana. O tempo parece não querer ajudar, porque com chuva não vou saír do meu buraquinho :) Mas pode ser que venha um bocadinho de não chuva e aí, quem sabe se dou um pulo à sua terra?!
    Bom fim de semana até ao feriado.
    Beijo

    ResponderEliminar

Agradeço a sua visita e o seu comentário.
Informo que comentários anónimos não serão publicados.
Paula Santa Cruz