terça-feira, 1 de dezembro de 2009

Alminhas do padre André

Situada em "Lomba do Rescaldo", onde um sacerdote caiu do seu cavalo, ficando muito mal tratado, o que o levou a uma doença da qual veio a falecer. (O Povo mandou construir as almas em sua memória).
Luciano Nunes dos Reis, in O Varzense, de 15/05/2007


Clique nas fotos para ampliar
De todas as Alminhas que fotografei, considero que esta é a mais bonita, muito em parte pelo seu enquadramento, tem data de 1958.
O padre André, enquanto pároco da freguesia de Cadafaz, baptizou muitas crianças, uma delas foi a minha mãe.
Coloco, um texto extraído do livro O Concelho de Góis, Ensaio de Reconstituição da sua História, que fala do padre André.

1962
1 de Dezembro – Morre padre André de Almeida Freire, com 61 anos de idade, natural do Colmeal. Sacerdote muito abnegado, calcorreou os caminhos agrestes das serras das freguesias de Cadafaz, Colmeal e Cepos, durante de 30 anos.

- Ramos, João Barreto Nogueira, «O Estado Novo 1926-1674 (No novo regime)» in O Concelho de Góis, Ensaio de Reconstituição da sua História, (do Século XII ao Século XXI), Cronologia do Poder e da Sociedade, Movimento Cidadãos por Góis, Outubro de 2009, p.220

1 comentário:

  1. Olá!
    Achei muito interessante essa Alminha.São pequenas coisas belissímas,as quais nem sempre damos atenção.Muito boa ideia mostrá-las.Veja o blog do amigo José Pinto - cabeça web,também nos mostra uma alminha bonita.

    Aproveito e deixo um convite: participe na Blogagem de Dezembro do blogue www.aldeiadaminhavida.blogspot.com
    “O tema é: O Natal na minha Terra”
    Basta enviar um texto máximo 25 linhas e 1 foto para aminhaldeia@sapo.pt até dia 8 de Dezembro. Participe. Haverá boa convivência e uma campanha de solidariedade!

    Jocas gordas
    Lena

    ResponderEliminar

Agradeço a sua visita e o seu comentário.
Informo que comentários anónimos não serão publicados.
Paula Santa Cruz