terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Últimos preparativos antes da entrega do Bodo

A partir de hoje e durante os próximos três dias, irei colocar as fotografias, referente ao Bodo de 2010.
No sábado à tarde, decorreram os últimos preparativos para o Bodo, os quais fui espreitar. Hoje coloco as fotos que tirei nesse dia, para ampliar basta carregar na foto:

Imagem do Mártir São Sebastião.

O caniço, visto da parte de baixo, onde são colocadas as castanhas para secarem.

O caniço, visto da parte de cima e o cesto onde as castanhas são pisadas.

O mordomo Luciano Domingos, a demonstrar como são pisadas as castanhas.

As castanhas, que foram oferecidas pelo Cadafaz e Corterredor, foram cozidas e colocadas em cestas.

É entregue uma chávena de medida a cada pessoa, que está a assistir ao Bodo.

O mordomo Luciano Domingos e o juiz Armindo Neves no fim da contagem dos pães.

Ao todo foram contados 1983 pães.

Os pães.

Depois de tudo pronto, o mordomo e o juiz estavam com a garganta seca de tanto contar, aproveitaram para “matar a sede”.

O Filipe (meu marido), eu e o Américo Antunes…

estivemos a fazer companhia aos Srs. Luciano e Armindo com “dois dedos” de conversa.

Amanhã, poderão ver as fotos da entrega do Bodo.

2 comentários:

  1. Paula esta tua apresentação das tradições da tua aldeia são uma preciosidade.
    Eu desconhecia como era realizado esse tão falado BODO do Cadafaz, fui lá uma unica vez era eu ainda uma criança , com os meus avós. Parabéns pelo teu blog.
    Paula vou aproveitar para te dizer o quanto nós elementos da Associação de Cortecega ficamos satisfeitos com aqueles gentis pessoas que a partir do teu blog , e com as tua ajuda obteram o nosso contacto para passarem o Fim-de-ano nas nossas instalações. Pois, Paula eles são um grupo de pessoas de Aveiro, foram e são super impecáveis.
    Bem Haja.
    mtas felicidades para a tua familia

    ResponderEliminar
  2. Cunhada Paula!
    Este trabalho à semelhança de tantos outros está uma maravilha. Bem elaborado e explicito. Quem não conhecia esta tradição ficou com uma excelente ideia para o ano que bem visitar o Cadafaz. Confesso que nunca fui ao bodo ao Cadafaz, mas as imagens que demonstraste deste evento deixaram-me água na boca. Adoro Castanhas e naquele Domingo havia lá tantas…Olha não trouxestes nenhuma para mim! Mesmo com oito dias podem estar boas, não achas!
    Continua a mostrar o que de mais belo existe no nosso país, as nossas raízes e tradições.
    Um beijo

    ResponderEliminar

Agradeço a sua visita e o seu comentário.
Informo que comentários anónimos não serão publicados.
Paula Santa Cruz