quinta-feira, 4 de março de 2010

Antigo rali de Portugal

No antigo Rali de Portugal, a zona de Góis era um dos mais populares troços do campeonato. Vinham pessoas de todas as zonas do país, muitos faziam uma directa de sexta para sábado, porque a classificativa era a maior parte das vezes de manhã cedo; por vezes com muito frio durante a noite, porque era no mês de Março. Via-se pelas serras, fogueiras aqui ali, que ajudavam a aquecerem-se e a passar a noite em grupos a conversarem e a meterem-se com as outras pessoas, que passavam na estrada, mas tudo na brincadeira. De certeza quem passou por estes momentos tem boas recordações desses tempos.
A primeira foto que coloco é de um desses ralis, mas que passou durante a tarde, foi tirada no Sobral, nos finais dos anos 80.

Da esquerda para a direita: em pé de rabo para o ar: Fernando Pires, o meu irmão, sentados: Orlando Lourenço, eu, Isabel Rosa Nunes, Dina Alves, Cila Nunes, Célia Alves, Fernando Batista, Carlos Nunes, Fernando “Salsa” e José Batista.

A 2ª foto foi tirada no Colmeal, penso que foi no ano seguinte, no final de uma outra passagem do Rali na zona.
Da esquerda para a direita à frente: de joelhos: José Neves (Cabreira), sentados: Carlos Nunes (Capelo), Paulo Gaspar, Fernando Pires, Guilherme (Cabreira).
Da esquerda para a direita mais atrás: José António Gomes, Dina Alves, Álvaro Martins, Cila Nunes, Célia Alves, Daniel (Sandinha), Carlos Batista (Sandinha), eu e José Batista (Sandinha)
Os nomes que não tem indicação da aldeia são todos do Cadafaz.

As ultimas 2 fotos são de passagens do rali  no concelho de Góis, para recordar esses tempos.

   Passagem do troço em Cortecega,em meados dos anos 90

Troço no Rabadão no final dos anos 90

2 comentários:

  1. Bom dia Paula. Estou sempre a aprender. Desconhecia este facto. E as fotos, as fotos são um bem precioso. São testemunhas quase vivas. É nelas que vemos como já fomos ...
    Recordar, é mesmo viver.
    Beijo.

    ResponderEliminar
  2. Boa Tarde Paula.
    Excelente este seu trabalho, crónicas com história, coisas que para quem viveu estas situações, sente com saudade a alegria de as ouvir contar com tanta clareza.
    Esperamos um dia voltar a ouvir os motores dos carros do rali de Portugal vinho do Porto a passar por estas nossas terras.
    Abraço
    Acácio

    ResponderEliminar

Agradeço a sua visita e o seu comentário.
Informo que comentários anónimos não serão publicados.
Paula Santa Cruz