sábado, 24 de abril de 2010

Dia Internacional dos Monumentos e Sítios

Foi me enviado pelo Mário Neves, este artigo de jornal que saiu no Diário de Coimbra sobre o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, que se realizou no domingo, dia 18 em Góis. A foto demonstra como deve ter sido muito engraçado esse convívio, nela estão 3 elementos do Rancho do Cadafaz (Inês, Cassiano Barata e Mário Neves, a burra… não sei a quem pertence porque não é do Cadafaz).
Fica aqui a foto e o texto que transcrevi:

Dias dos monumentos e sítios com tributo às tradições


A BURRA desfilou, dando a conhecer algumas tradições do passado

Foi com um tributo às tradições culturais goienses que a Câmara Municipal de Góis assinalou o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios. Neste tributo, participaram as diversas colectividades do concelho que deram a conhecer, através da reconstituição de cenas da vida rural, o passado e a ruralidade do concelho de Góis. Recuaram-se assim algumas dezenas de anos no tempo.
Um desfile dos ranchos folclóricos do concelho – As Sachadeiras da Várzea, Os Mensageiros da Alegria, Rancho do Cadafaz e Rancho Serra do Ceira – marcou a abertura da iniciativa, dando-se, desta forma, a conhecer como se trajavam as gentes do passado e algumas profissões ligadas ao mundo rural. Durante a tarde, e na presença do director regional de Cultura do Centro, Pedro Pita, no largo do Pombal, houve animação musical, ao mesmo tempo que desfilavam rebanhos de cabras, uma burra com a respectiva carroça e um casal de noivos à moda antiga a sair da igreja. A iniciativa ficou completa com a realização de jogos tradicionais, com a presença do artesanato da região e com demonstrações de danças e de música.
in Diário de Coimbra de 22 de Abril de 2010

2 comentários:

  1. Olá Paula!
    Que pena eu não estar lá para assistir, adoro estas tradições, devia ter sido uma tarde muito bem passada. Mas agradeço-te Paula por mais este excelente trabalho, assim matei um pouco as saudades.
    Um beijo
    Eugénia Santa Cruz

    ResponderEliminar

Agradeço a sua visita e o seu comentário.
Informo que comentários anónimos não serão publicados.
Paula Santa Cruz