quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Folhas Soltas de Cadafaz por A. Silva

No dia 25 do corrente foi celebrada missa e leilão de ofertas em louvor de São Tiago na Capela de Nossa Senhora do Desterro desta Paróquia. A celebração religiosa foi feita pelo Rev. Sr. P.e Ramiro, da Paróquia de Alvares, a quem nos sentimos muito reconhecidos, pela sua amável disponibilidade e interesse em dar continuidade a uma cerimónia de grande tradição quer para a freguesia de Cadafaz, quer para as localidades das freguesias mais próximas em cujo local se encontravam e confraternizavam.
No entanto, não deixa de ser incompreensível que o Rev. Sr. P.e Carlos desta paróquia, já há algumas décadas, nunca tenha celebrado missa naquela Capela. Se, por desconhecimento, não conhece o legado da Igreja Matriz de Cadafaz, do qual esta faz parte das nove Capelas. Se, por falta de observância na informação e localização, pelas Comissões de Culto. Algo nos deixa apreensivos, sendo esta de conhecimento geral e de obrigatoriedade quer nas cerimónias quer no rigor a que obedecia a presença dos mordomos na sacristia desta Igreja para prestação de contas, despesas e eleição de novos mordomos, que normalmente foram sempre do lugar das Mestras. Hoje nem sequer é anunciada celebração de missa no local para conhecimento dos paroquianos de Cadafaz, mesmo não sendo pelo celebrante responsável.
Felizmente a Capela tem sido muito bem preservada e isto graças ao zelo e empenho do seu Mordomo, o sr. Alcindo, natural das Mestras (Café Toca do Judeu). Oxalá ele possa continuar a cuidar, com dedicação, da obra que os antepassados nos legaram.
E como também esta Capela faz parte dos - Retalhos Históricos de Cadafaz – não posso deixar de transcrever um pequeno resumo de um apontamento referente ao ano de 1853:
“Livro q’hade servir pª. asentar as Esmolas que desem à Nossa Senhora do Desterro situada na – Chan da Cruz – freguesia de Nossa Senhora das Neves de Cadafaz”. – Aos 19 de Julho de 1853
O Parocho – António Leitão da Costa Matos
O Mordomo – Joaquim Alves – Mestras
Sendo nesta altura nomeado para o ano de 1853/1854 Luiz Almeida – Mestras.
Tal como foi descrito as despesas e esmolas eram rigorosamente mencionadas e assim podemos apreciar e tomar conhecimento de algumas das obras com a Capela.
Em 1855 – Obras de levantamento da Capela-Mor da Ermida, compra de paramentos, arca, cálices etc.
1859 – Nova reedificação da capela-mor
1863 – Obras no telhado e capela
1887/1889 – Obras grandes na Capela e construção da sacristia
1891 – Obras e compra de quatro lanternas a 900 reis cada.
Outras se foram efectuando ao longo dos anos e a obra actual está à vista, o que confirma a veneração dos seus devotos.
Também em tempos passados, além dos festejos do dia de São Tiago era habitual a celebração de missa anual, no dia de S. José.
Opinião:
Creio que o património histórico escrito, tem estado demasiado tempo fechado aos olhos de quem gosta de saber algo mais.
Tal como o aproveitamento dos saber do povo dos seus usos e costumes. Será tempo de procurar e investigar o pouco que nos resta, de modo a conhecer e … APRENDER.
Talvez por esta razão tento ir transmitindo o que vou descobrindo acerca desta Freguesia.
Haverá quem queira colaborar nos Retalhos Históricos de Cadafaz?
Cadafaz, Julho de 2010
in O Varzeense de 15 de Agosto de 2010

Sem comentários:

Enviar um comentário

Agradeço a sua visita e o seu comentário.
Informo que comentários anónimos não serão publicados.
Paula Santa Cruz