domingo, 19 de setembro de 2010

Folhas Soltas de Cadafaz por A. Silva

FESTIVIDADE
Decorreram nesta povoação nos dias 7 e 8 de Agosto os festejos, em louvor de Nossa Senhora das Neves, padroeira desta freguesia, constaram de cerimónias religiosas e recreativas. Mais uma vez é de elogiar e agradecer aos organizadores e ajudantes, o trabalho e dedicação dispensado em prol dos residentes e visitantes, que não esqueceram a sua aldeia e tentaram esquecer o stress vivido diariamente nos grandes centros.
REUNIÃO DA ZIF
Realizou-se no dia 22, uma reunião com elementos da Zona de Intervenção Florestal, nesta povoação dando hipótese à comunidade de ser informada e esclarecida sobre dúvidas referentes ao tema.
E aqui não está em causa a adesão ou não, mas sim a comunidade que compareceu e está ser efectuada onde já deveria ter sido, ou seja no local próprio, ou seja, a sede de freguesia em Cadafaz. Infelizmente tal atenção ou dever nem sempre tem sido respeitado com outros assuntos de interesse informativo, cultural e até conhecimento de eventos ou representações da, ou freguesia. Sendo por vezes, apenas designada esta ou aquela aldeia porque é mais numerosa ou não, o que nos leva a meditar se, antigamente as povoações eram numerosas e juntavam-se – hoje que somos menos separam-se? Mas.. aqui deve-se segundo conhecimento às informações prestadas pelos Srs. Representantes desta Freguesia (naturais de Cadafaz mas não residentes), cujo tema é: - Não vale a pena - são poucos - não há condições - não aparecem - não colaboram etc. Claro que com versões tão tristes, que nem sequer dignifica ou enaltece, mais acentuado é o desprendimento e desânimo local. Pelo que a comunidade vai ficando incógnita e a sede de freguesia desprezada do respeito a que tem direito, tal como a homenagem aos que para tal contribuíram há quase quatrocentos e cinquenta anos.
COLECTIVIDADE REGIONALISTA
Quanto a esta também nada surgiu, mais uma vez quer actividades recreativas, reuniões de sócios, cobranças, etc. numa altura em que um pouco por todo o lado estas se mantiveram, procurando cooperação entre ideias novas e “usadas”. Vamos continuando a observar a degradação em tudo que com tanto sacrifício foi adquirido, inclusivamente o caso da Casa de Convívio.
RANCHO FOLCLÓRICO DE CADAFAZ
Promoveu esta organização um Encontro de Concertinas e um almoço cuja receita revertia para o próprio Rancho Folclórico de Cadafaz. Compreendo que seja uma forma de conhecimento e cooperação de grupos e suas músicas. Só o que não compreendo, é que havendo um Rancho Folclórico que se diz - da Freguesia de Cadafaz (com sede noutro loca), ele não faça sequer uma exibição por ano na própria povoação como por exemplo a finalizar as festas anuais? Parece que é preciso pedido? Não acredito … Há qualquer outra razão certamente.
E já agora para quando colocação da placa da sua organizadora (em 1939 – que foi retirada do local há mais de um ano e continua em local pouco digno.
Concluindo: Pequenos feitos que seriam grandes obras de simbolismo humano.

Culto à Memória
Folhas Soltas de Cadafaz

Cadafaz, quem te conheceu,
Lindo recanto na serra.
A esperança não morreu,
Mas a tristeza encerra.

Tuas casinhas de Xisto,
Atrás dos donos vão.
Será que quem vê isto,
Não sente compaixão...

Feitas com tanto gosto
De pedrinhas alinhadas.
Correndo o suor do rosto,
E as mãos tão calejadas.

Ramo de louro era sinal
do trabalho acabado
Hoje ... a máquina infernal,
Deixa tudo estragado.

Onde pára a preservação,
Do património rural
Será antes destruição
Como o nosso "Capital"?

Se é evolução dos tempos,
É sem culto à Memória.
Destruindo os inventos,
Mais pobre fica a História.

Cadafaz, Agosto 2010
in O Varzeense de 15 de Setembro de 2010



Sem comentários:

Enviar um comentário

Agradeço a sua visita e o seu comentário.
Informo que comentários anónimos não serão publicados.
Paula Santa Cruz