sábado, 23 de outubro de 2010

Adeus Bolacha

Bolacha
Este post é uma homenagem à Bolacha, que nos deixou na quinta-feira dia 21.
Era uma cadela sem raça definida, de pequeno porte, tinha sido dada a minha mãe em Julho de 2009 em Góis, na altura ela tinha 3 meses. Ela depois ofereceu-a ao meu filho, mas ficou com ela no Cadafaz.
Era perto das 17h30 quando a minha mãe me telefonou a dizer que a Bolacha estava a morrer. A morrer como? Foi atacada pela Sagres e o Bruno, cá em casa.
A minha mãe tinha saído à tarde e deixado a Bolacha presa, como era costume, quando chegou viu os dois cães a atacarem a nossa cadela, mas já era tarde, não a conseguiu salvar das garras dos dois animais. Disse-me que estava muito ferida mas que ainda respirava; liguei logo para a clínica veterinária onde ela tem sido seguida desde que a tínhamos, um médico veterinário foi buscá-la ao Cadafaz e levou-a para a clínica, mas informou logo que não dava nenhuma esperança que ela sobrevivê-se.
Perto das 20 horas recebi o telefonema do veterinário a explicar o estado em que ela se encontrava, disse-me que tinha duas feridas uma delas muito grave no pescoço que tinha apanhado a artéria carótida e tinha perdido muito sangue. Estava a soro iam-lhe dar a medicação apropriada, mas que ela estava em grande sofrimento, que era melhor abatê-la porque não iria aguentar e quase de certeza que durante a noite iria morrer. A muito custo aceitei.
Agradeço à Clínica Veterinária da Lousã a ajuda disponibilizada nesta altura, porque estando longe dos acontecimentos (vivo em Lisboa) foi muito complicado, sentimo-nos impotentes.
É muito triste termos animais e acontecer o que aconteceu, para mais estando em casa e não na via pública. Quando foi atacada ela estava presa, se não fosse isso talvez não teria sido tão gravemente ferida.
A Sagres é uma cadela de grande porte (assim como o Bruno) e foi abandonada pela altura da Páscoa no Cadafaz por caçadores ou não. Desde sempre a Bolacha e a Sagres nunca se entenderam, já no verão por duas vezes se tinham pegado, mas nessas alturas houve sempre alguém por perto que as separou.
O Bruno é o companheiro inseparável da Sagres. Nunca pensei que isto poderia vir a acontecer!
Gostaria que não se voltasse a repetir o que aconteceu com a Bolacha, mas sei que é um pedido impossível, porque tudo vai da consciência das pessoas… 
Bolacha obrigado por teres passado nas nossas vidas, ficarás sempre no nosso coração.

16 comentários:

  1. E subiu aos céus onde está sentada á direita do Pai, ámen.

    ResponderEliminar
  2. Pois é Paula, estou consigo... Já vi esses dois cães a atacarem o Leão, q é um cão simpático, leal aos seus amigos e a todos q lhe fazem bem... Esses dois cães n são para andarem soltos, pois já mostraram alguma perigosidade...
    E o comentário anterior, só mostra q há gente irresponsável e imatura, para além de indicar tb alguns indícios de ignorância, pois qm tem animais tem q os ensinar a conviver quer com as pessoas quer com os restantes animais, o q n é o caso...e esses 2 cães n podem andar à solta a fazer o q lhes apetece...Eu q sou uma defensora dos direitos dos animais, estou consigo e lamento muito o q aconteceu à sua cadelinha...É q n basta ter animais, é necessário saber educá-los e cuidar deles como deve de ser, e n os deixarem de qq maneira...Para além de que é importante, q os donos (se é q o são...)assumam as responsabilidades dos danos provocados.
    Beta Nunes

    ResponderEliminar
  3. Fiquei muito comovida e junto-me a si nesse lamento.
    Animais largados à sua sorte tornam-se ferozes, sem trela auto-confiantes e agressivos. Coitada da Bolacha. Viveu pouco e foi-se a lutar pela vida.
    Quanto aos dois cães que por lá andam, melhor seria chamar quem de direito, já que não se conhecem os donos, para que os levasse para um canil municipal. Penso que é em Arganil que existe um. Tenho pena deles, também. Já foram acarinhados, concerteza.
    A bolacha devia ser uma «menina» muito esperta. Pelo olhar que nos deixou.
    Um beijão.

    ResponderEliminar
  4. Beta e Guida agradeço os vossos comentários.
    Estes cães não são propriamente ditos abandonados porque têm dono, a Sagres é que está “abandonada” porque os donos vivem em Lisboa mas é alimentada por uma família vizinha. Mas os dois andam como se fossem, porque o Bruno ao que parece passa-se dias sem ir a casa dos donos.
    Não sabia que eles já tinham atacado o Leão, que não faz mal a ninguém, pelo menos nunca ouvi nenhuma queixa sobre ele, mas já vi o Baileys atacá-lo em Agosto.
    Os donos deles assumiram as responsabilidades. Mas para mim o mais triste é que fiquei sem a minha cadela, ela era muito esperta e meiga, penso que todas as pessoas do Cadafaz gostavam dela pela sua maneira de ser, era uma cadela muito “simpática”.
    Informei-me para saber para onde se deve telefonar para recolherem cães e disseram-me que era preciso dar o número de Bilhete de Identidade, o Contribuinte e pagar a quantia de 12 EUROS para irem recolher um cão. Fiquei pasmada ao saber que a pessoa que participa ainda tem de pagar! Por isso é que existem tantos cães abandonados! Quem é que vai gastar dinheiro (com esta crise) para irem recolher um cão?
    Bjs

    Quanto ao 1º comentário é de lamentar, a pessoa não deve ter animais e não deve gostar deles, porque se tivesse ou gostase não faria esse comentário tão irónico.

    ResponderEliminar
  5. Paula... pelo menos foi um sinal positivo, os donos desses 2 cães terem assumido as responsabilidades, mas... quem gosta verdadeiramente de animais trata-os como se eles tb fizessem parte da família... e parece-me q a sua cadelinha fazia parte da família, pois era a "companheira" da sua mãe, e só qm vive sózinha sabe o quanto é importante um animal de estimação por perto...por isso, n basta assumirem responsabilidades e/ou pedirem dewsculpas... espero q n volte msm a acontecer!!!! Pois o ataque ao Leão até se deu relativamente há pouco tempo, no último fim de semana em q eu fui ao Cadafaz e vi os dois a lutarem com o Leão, q é um companheiro e um verdadeiro cão guarda do Cadafaz, pelo menos do lado do Sto António! E de facto eles pegam exactamente na zona do pescoço, ou seja, atacam mesmo para ferir, "não brincam em serviço". Agora eu n tinha ideia de que o "Bruno" fosse um cão perigoso, antes pelo contrário, e o q me parece é q o outro será má influência, talvez por ali ter sido abandonado...e n sabendo qm são os donos, lamento q estejam em Lisboa e n cuidem do cão... tanto mais q ele n foi ali criado desde pequenino, e necessite por isso de mais atenção. O Leão foi para o Cadafaz pequenino, ali foi educado e ali aprendeu a conviver com toda a gente, e mesmo com a dona em Lisboa, nem por isso ele fica mais ou menos "raivoso"!!!!! É um grande amigo e um companheiro... Qd vou lá passar os fins de semana e ele vê luz na minha casa, aparece, ladra, para avisar q ali está ele, dou-lhe comida, e ali fica ele toda a noite à porta...
    Talvez, a partir de agora, os donos desses dois cães, se tornem mais responsáveis e cuidem melhor de qm tb precisa de atenção e carinho, apesar de serem animais...
    Bjnhs
    Beta Nunes

    ResponderEliminar
  6. Boa noite a todos,
    Lamento imenso o que sucedeu à Bolacha, cadela que eu muito gostava.
    Na verdade fui eu que adoptei a Sagres quando a vi abandonada no Cadafaz na Páscoa passada. Os meus pais não queriam mas depois deixaram e pediram ajuda a uns vizinhos que, por gostarem de animais e serem meus amigos aceitaram dar de comida à Sagres. A responsabilidade é minha, mas tiveram de ser os meus pais a pagar a parte das despesas do acidente com a Bolacha.
    Já estou a tentar que alguém fora do Cadafaz adopte a Sagres e a partir deste fim-de-semana ela vai ficar presa nos terrenos da casa dos meus avós. Nós não sabiamos que ela podia atacar outros cães. Eu só tentei ajudar um cão abandonado.
    Maria Pina Vieira

    ResponderEliminar
  7. Olá Maria... Presumo q és a filha da Paula Pina... N sabia q aquela cadela tinha sido adoptada por ti... E olha, fizeste muito bem em ajudar um cão abandonado... o quão seria bom, q houvesse mais pessoas q ajudassem todos os animais abandonados... mas, precisamente pela "Sagres" ter sido abandonada,ela é uma cadela mais traumatizada, mais sofredora, e por isso a necessitar de mais atenção e de mais carinho, por qm cuida dela... percebes? Assim, deixada em liberdade, ela acaba por se sentir "abandonada", apesar de afinal ter sido adoptada por uma menina generosa e amante de animais q só a quis ajudar!!!! Não te sintas culpada por aquilo q aconteceu, pq qd adoptaste a "sagres", n previas o q poderia acontecer, n é?. A "Bolacha" era uma cadelinha simpática, e a companhia da dona, e foi uma pena ela ter sido atacada e acabado por morrer. E os donos dela ficaram tristes, como qq um de nós ficaria, se perdessemos, nestas circunstâncias, o nosso animal de estimação...E é assim q todos nós aprendemos. Por outro lado, eu já a vi, juntamente com o Bruno a atacar a Leão, q é o "dono" da região "Sto António", e portanto cioso do espaço dele!!!!Mas se gostas assim tanto da Sagres, n vejo o porquê de a mandares para outro sítio... já é suficiente, ela estar presa e aprender a cuidar do q é dos donos... essa vai ter q ser a tarefa dela, n concordas??? E para isso vais ter q a ajudar, de a ensinar q o espaço dela é aquele q ela vai tb ter q cuidar e proteger... e se ela perceber q está a fazer isso por "uns donos" ela vai amansar... e qd fores ao Cadafaz, só tens q a recompensar com o teu carinho, em lhe dares a atenção q ela necessita... N queiras ser mais uma pessoa q a vai rejeitar!!!! Se ela ficar presa no quintal dos teus avós, ela vai saber q está a ser útil, pq "alguém" quer q ela tome conta daquele espaço. E tb vai perceber q afinal tem alguém q cuida dela e a quem vai ter q obedecer...Está bem????
    Beijinhos
    Beta Nunes

    ResponderEliminar
  8. Maria, andas sempre a dizer que os seus cães não fazem mal, não é? Espero bem que isto abra os teus olhos!...
    Adeus,Bolacha.

    ResponderEliminar
  9. Por amor de deus , lá por o alvaro ser de rio de mouro não quer dizer que ele é isto ou aquilo! Então se a sagres ou o bruno tem de andar presos o leão também porque eu já vi o leão atacar vários cães sem eles fazerem nada , sendo eles ainda cachorrinhos , portanto se existem «regras» para uns também existem para outros! E não , os cães da maria fazem tanto mal às pessoas como todos os outros porque queixas que eu saiba só houve esta da sagres e quando há lutas com o baileys e o leão é por culpa de ambos. Até porque a bolacha já se tinha «atirado» à sagres 2x , a primeira vez foi na boiça onde a sagres estava e a bolacha chegou e começou a ladrar para a sagres e a querer atacar. Logo aí começaram a não gostar uma da outra , a bolacha sempre que via a sagres parecia que ficava com «o diabo no corpo» não estou a dizer que isto justifica o que ambos os cães lhe fizeram como é óbvio! Mas temos de perceber que os cães não são como as pessoas e se estão a funcionar num modo de matilha é perfeitamente normal que isto aconteça.

    Adeus Bolachinha , sentirei saudades tuas pequena.

    ResponderEliminar
  10. É pena que o comentário anterior não se tenha identificado e não contou a história verdadeira, porque só pode ser uma destas pessoas ou tenham contado a alguém, porque nesse dia na Boiça estava eu David, mais as seguintes pessoas: Maria, Francisco, Catarina, Ricardo, Miguel, Andreia e Ivo, não havia mais ninguém. Vou contar como se passou realmente:
    Ia eu com a Bolacha presa pela trela a caminho da Boiça, quando a gente chegou, já estavam lá os outros, a Sagres que estava solta, viu a Bolacha, correu para ela a ladrar, e a Maria, o Francisco e o Ricardo é que separaram as 2 e prenderam a Sagres a um poste que há na Boiça onde se fazia antigamente os piqueniques. A Bolacha permanecia quieta mas a Sagres tentava-se soltar-se para ir ter com ela. Passado um pouco sabendo que não podia estar descansado com a Bolacha, eu e o Ivo viemo-nos embora mais cedo.
    Nesse dia a Bolacha não ladrou. Tu conhecias o porte da Bolacha e conheces o da Sagres, se tens olhos para ver, se não tens vai ao post que a minha mãe pós no dia 4 de Outubro de 2010, dia dos Animais, está lá as fotografias das 2.
    Não se façam de inocentes encarem a realidade que é esta: FIQUEI SEM A BOLACHA. E todos os meus amigos que assistiram só podem confirmar a minha versão, porque foi assim que aconteceu.
    Se achas que não é esta a versão, identifica-te e conta a verdade, explica-me como é que a Bolacha com +/- 20 centímetros de altura podia ATACAR a Sagres que tem mais de 60 centímetros de altura, sendo assim no dia que a mataram tinha-se se defendido.
    Estás enganada porque a Sagres já tinha atacado a Bolacha por 4 vezes: 1x na Boiça, 2 x á porta do café e outra na piscina, pelo menos.
    A Bolacha com o “diabo no corpo” justifica-me isso no dia 18 de Dezembro, estarei no Cadafaz com os meus pais, vem falar connosco. Foi pena não me teres dito isso pessoalmente porque te teria dito o que sinto neste momento.
    Depois da verdade vêm sempre os inocentes. Se achas normal um cão matar outro eu não acho, só se tens cães e algum deles já mataram algum.
    David Santa Cruz

    ResponderEliminar
  11. Olá meu querido David!
    Eu sei o quanto gostavas da tua bolacha. Mas sabes! Ela vai estar sempre no teu coração e tens as fotos para a recordares.
    Não ligues ao que dizem, sabes que os animais por vezes fazem coisas inexplicáveis. Agora a bolacha já não volta, mas estará sempre nos nossos corações. Ela era linda...
    Um beijo da tia…
    Eugenia

    ResponderEliminar
  12. acho que ngm ta contente pelo q aconteceu a bolacha, mas uma coisa é certa falarem mal das pessoas é que nao acho nada bem, "Esse 1º comentário bem dos lados de Rio de Mouro essa pessoa nem o menino Jesus interessa." secalhar a pessoa que fez o comentário tbm nao me interessa nem a jesus interessa, cada um tem a sua opinião, e querem falar mal das pessoas falem na cara, quantas vezes outros cães andaram a luta? falaram deles? NAO! tá bem que desta vez foi pior agora dizerem que os cães são uns parvos e nao sei quê?
    opá sou pessoa que detesto cães mas neste caso estou bastante revoltada!

    ResponderEliminar
  13. Olhe não pude deixar de reparar que num comentário disseram que a Maria estava sempre a dizer que os seus cães não fazem nada a ninguém e eu sempre que vou ao cadafaz e vejo os cães da Maria paro sempre para fazer uma festinha e ela diz-me sempre para ter cuidado porque especialmente o Baileys é bastante bruto e para nunca lhe fazer uma festinha sem ela estar ao pé portanto alguém está a ser bastante hipócrita aqui. Lamento imenso o que aconteceu à sua cadela , Paula , e calculo que a dor da sua perda e da sua familia seja grande mas também não acho justo que vários anónimos "difamem" tanto os donos como os cães envolvidos , cães estes que sempre que visito o cadafaz e os vejo nunca demonstraram uma unica ameaça para mim ou para a minha familia.

    Cumprimentos.

    ResponderEliminar
  14. É de mau gosto criticarem os donos dos cães, ainda por cima quando todas as pessoas são da mesma aldeia! E já que afirmam que os caes devem estar junto dos donos é um pouco contraditório afirmarem que a sagres vai aprender e tornar-se responsavel por estar presa nos terrenos da casa da familia Pina. Assim é que a cadela se vai tornar mais agressiva. E já agora, eu gostaria de saber quem é o dono do Leão, visto que ele anda por lá abandonado... Depois dizerem que o Bruno não vai durante dias a casa... por favor, não julguem as pessoas! E os comentários feitos mostram grande imaturidade. Evidentemente que o que a sagres e o Bruno fizeram foi errado, e que os donos têm todo o direito de se sentirem mal, mas o assunto apenas lhes diz respeito, a eles e aos donos dos cães envolvidos.

    ResponderEliminar
  15. Este foi um episódio lamentável, ninguém espera, mas...
    1º "A Sagres é uma cadela de grande porte"- errado, médio porte.
    2º Parece que estamos numa novela cheia de dramas, se a "Bolacha" morre-se de uma forma que não envolve-se um cão de outrem, onde não se pode-se criar um motivo de disputa com outras pessoas que não se gosta, eu pergunto, alguém ainda se lembraria dessa cadela?
    3º Se gostam tanto dessa cadela respeitem as vossas memorias com ela e não a usem para picardias infantis e inúteis.

    Repito, foi um caso lamentável mas não mais que isso.

    ResponderEliminar
  16. Olá Paula. Credo! Estive a ler os comentários todos e fiquei decepcionada com alguns deles. Eu tenho animais de estimação e penso assim:
    Quando uma pessoa tem um animal de stimação torna-se responsável por ele. Pelo menos cuida da sua alimentação, saúde e local de estar, fora ou dentro de casa. Faz o possível para ele não importunar ninguém nem mesmo um semelhante.
    Depois deve que educá-lo. Acarinhá-lo também. E ter algum conhecimento deste ser que é descendente dos lobos. Ainda tem nos genes o que é a vida em alcateia. Se à solta, são como os putos e brigam pela chefia. E por vezes aleijam-se.
    Cadela não se dá com cadela, sabemos. Se há cão por perto, então é que há mesmo briga. A mais fraca é que sofre.
    Este incidente tão triste, com a perda da vida de Bolacha, descrito por si com alguma dor, deveria merecer pelo menos o nosso respeito e solidariedade para convosco. David, que penso ser o seu filhote, vai lembrar para sempre esta estória. E está concerteza a aprender como a vida é e como as pessoas são.
    A parte pior da vida é a falta que se sente. Já não têm a Bolacha convosco. Para essa dor, só tem um remédio - procurar adoptar outra «bolachinha». Não é fácil esquecer, mas garanto que substituir, cuidar de novo, apaga mais depressa a ausência, não a lembrança. Assim pudessemos fazer com as pessoas que se vão.
    Espero ter contribuido para arrefecer os ânimos presentes.
    Um beijo para vós.

    ResponderEliminar

Agradeço a sua visita e o seu comentário.
Informo que comentários anónimos não serão publicados.
Paula Santa Cruz