segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Dia Mundial dos Animais

Hoje é o Dia Mundial dos Animais, por isso vou falar dos cães que fizeram parte da vida dos cadafazenses.
Primeiro vou falar dos cães e gatos que pertenceram à minha família, que foram: o Zorro, foi o nosso primeiro cão, tinha o nome de uma personagem de ficção dos anos 70 que passava na televisão francesa, nessa altura. Também tivemos vários gatos, o último dos quais veio connosco de França e que se chamava Jolie. A Cadete uma pequena cadela, também veio de França connosco. O meu pai, com pena dela, porque estava fechada numa capoeira de pombos e comia milho como eles, comprou-a por 25 Francos e ofereceu-a à minha mãe como prenda de Natal, nos finais dos anos 70.

Cadete

Jolie
O meu irmão teve dois cães que se chamavam Bobi e Tareco.
Desde há um ano, temos uma cadela ao qual o meu filho baptizou-a de Bolacha, e tem feito companhia à minha mãe.
Bolacha
Lembro-me de vários cães que conheci no Cadafaz e que de certeza muitos se lembrarão deles ao lerem este post, muitos mais haveria para falar mas estes é que me recordo bem deles:
O Jarreta e o Scott da Fátima, o Stop da Cila, a Faísca da família Vidal, o Piloto da tia Ilda, estes são os mais antigos.
Mais recentes mas que também já desapareceram foram: a Vodka e o Rum (mãe e filho) do Rui Pina, a Matilde da Carla Oliveira.
Hoje em dia ainda à vários cães no Cadafaz que vivem todo o ano: o Leão da D. Isilda, o Boneco da D. Lucinda, o Bruno do Álvaro, a Sagres da família Pina, a Zara e Lucky do André.
 
Leão, foto de Armindo Neves 

Boneco, foto de Armindo Neves

Bruno
 
Sagres
E há os que vêm juntamente com os donos quando eles se deslocam ao Cadafaz, tais como o Baileys, a Yara e o Twister.
Quase de certeza temos alguma história passada com esses cães.
Lembro-me por exemplo do Jarreta, podíamos lhe fazer qualquer coisa que ele deixava fazer, já com o Scott era totalmente diferente, metia respeito. 
O Jarreta no meio do João Tomás, Fátima Neves, Cila Nunes e Carla Oliveira, criança por trás?, foto de Cila Nunes
Do Jarreta lembro-me de uma vez durante uma missa ele estar ao pé do dono, no Corro da igreja e alçar a pata para o gradeamento de madeira e o chichi vir parar cá em baixo logo em cima da Ti Júlia do Virgínio. Quem não se lembra da Ti Júlia? Será escusado dizer qual não foi o barulho que ela fez em plena missa.
A Matilde uma vez foi salva pelo meu marido, de uma morte por afogamento, na Piscina do Cadafaz. Um dia ao passar ao pé da piscina, o meu marido ouviu um barulho que vinha de lá, foi ver o que era e estava lá a Matilde aflita e já quase sem forças. Ele conseguiu tirá-la da água e ela logo de seguida desapareceu.

Matilde
 Não se esqueçam de tratar bem os animais!

3 comentários:

  1. E o meu Bobi, uma cão lindo, branco com as orelas castanhas, e o Pelé, todo castanho, com as patas brancas... lindos e uns óptimos guardas, para além de saberem quem era o dono, e lhe serem leais... por outro lado, eles davam sinal qd alguém estranho entrava no Cadafaz... hoje têm um substituto à altura - o Leão. Defende muito bem o seu espaço...
    O meu irmão tb teve uma pastora alemã a Lady e mais tarde, tivemos o Black q,embora fosse muito meigo, era do tipo "maria vai com todos" e o meu pai vendeu-o a um senhor de uma outra aldeia...a Fátima foi lá a essa aldeia e ouviu o cão a chorar tanto q o comprou e trouxe-o novamente para o Cadafaz...morreu velhinho, coitadinho... mas era um querido.
    Apesar disso, e pq o meu pai me transmitiu desde pequena o amor pelos animais, sp q vou ao Cadafaz dou comida àqueles gatinhos todos q por ali andam e ao Leão, qd a dona regressa Lisboa...
    E cá em minha casa, a minha gatinha Matilde...
    Beijinhos e votos de que as as pessoas aprendam a cuidar melhor dos animais...
    Beta Nunes

    ResponderEliminar
  2. Olá Beta,
    Em Agosto ouvi falar do Black, desconhecia a história, penso que deve ser um dos últimos cães que a Fátima teve, ela tinha 2 pretos, se não me engano, quando faleceu.
    Obrigado pelo seu coméntário.
    Bjs
    Paula

    ResponderEliminar
  3. Pois, ela tinha, presumo q eram dois, o Black e um outro, e em Góis tinha outro(a) q presumo q morreu mais ou menos a seguir... já n sei muito bem a história e, penso q n sonhei, mas tenho a ideia q me contara q a cadela ou cão, morreu com saudades, pois deixou de comer...
    Beta

    ResponderEliminar

Agradeço a sua visita e o seu comentário.
Informo que comentários anónimos não serão publicados.
Paula Santa Cruz