segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Duas leis sobre cães que não são cumpridas

No fim-de-semana de 16/17 de Outubro fomos ao Cadafaz e vimos um cão branco que não conhecíamos, a minha mãe disse-nos que era outro cão que tinha sido deixado pelos caçadores. Todos os anos é abandonado um na aldeia. Lamento que não haja mais civismo pela parte deles, porque se não os querem existem os canis para os entregarem não é abandoná-los numa aldeia, e o pior é que alguns estão doentes como já aconteceu anteriormente e andam por lá até alguém telefonar para a Câmara Municipal a avisar.
Existe uma lei (Decreto-Lei nº313/2003, de 17 Dezembro, artº6º) em que todos os cães que nascem depois de Julho de 2008 são obrigado a terem uma identificação electrónica, mais conhecido por microchip, nesse identificador estão os dados do dono do animal.
Infelizmente estes cães abandonados não tem a tal identificação o que quer dizer que também não têm as vacinas em dia, o que traz muitos riscos à saúde pública das pessoas, porque o microchip é colocado pelo veterinário. Sei que no Cadafaz existe um ou dois casos desses.
Também existe uma lei (Decreto-Lei nº314/2003, de 17 de Dezembro, artº7º) que proíbe a presença na via ou lugares públicos de cães sem estarem acompanhados pelo dono, e  sem açaimo funcional, excepto quando conduzidos à trela, em provas e treinos ou, tratando-se de animais utilizados na caça, durante os actos venatórios. O que infelizmente não se vê e muitas vezes com cães de raças perigosas.
Para mim cães de grande porte deveriam estar presos. Quem me garante que aqueles que fizeram  isso à minha cadela não o fazem a uma pessoa? 

2 comentários:

  1. Não interessa se o cão é de grande porte ou não, tudo depende da educação que o dono transmite, mas isso já suponho que vocês saibam...
    Raças perigosas não existem, são meras desculpas para falhas de educação de donos irresponsáveis.

    ResponderEliminar

Agradeço a sua visita e o seu comentário.
Informo que comentários anónimos não serão publicados.
Paula Santa Cruz