domingo, 14 de novembro de 2010

A carreta


No mês de Agosto, chamaram-me à atenção do sítio onde estava a carreta funerária, que é por baixo do coreto, do lado da Barroca, eu já sabia onde ela estava porque em 2009 descobri-a lá e tirei fotografias.
É pena que esteja neste local ao abandono, pelo menos não está à chuva! Mas seria bom arranjar-lhe um local onde a colocar e dar-lhe uns retoques de recuperação, porque é uma relíquia.
Esta carreta de tracção braçal foi benzida no dia 17 de Agosto de 1963, conforme texto colocado no seguinte post:
Antigamente, quando só existia o cemitério do Cadafaz para toda a freguesia, para quem não sabe hoje existe um na Cabreira, as urnas eram puxadas a pau e corda pelos caminhos existentes da época, nessa altura a carreta foi de uma grande utilidade.

3 comentários:

  1. Olá Cunhada!!!
    O teu blog está lindo, parabéns, mas já sabes! Tens de me ensinar a fazer a separação das notícias nos meus, eu ainda não descrevi.
    Continua a publicar as tuas lindas foto e espectaculares noticias.
    Um beijo
    Eugenia Santa Cruz

    ResponderEliminar
  2. Nota: A carreta não foi benzida pelo padre André Freire. Como era possível se o padre faleceu em 1958 e a carreta foi benzida em 1963? Foi benzida pelo pároco de então e no mesmo dia foi feita uma homenagem ao padre André!
    Saudações cadafazenses!

    ResponderEliminar
  3. Cadafazense,
    Agradeço a sua correcção, a qual já emendei no texto. O padre André Almeida Freire, faleceu no dia 1 de Dezembro de 1962, com 61 anos de idade e era natural do Colmeal, informação retirada do livro O Concelho de Góis, Ensaio de Reconstituição da sua História, (do Século XII ao Século XXI), Cronologia do Poder e da Sociedade.
    Paula Santa Cruz

    ResponderEliminar

Agradeço a sua visita e o seu comentário.
Informo que comentários anónimos não serão publicados.
Paula Santa Cruz