quarta-feira, 30 de junho de 2010

Instalação da linha de alta tensão

1971
Junho – Vão ter início os trabalhos de instalação da linha de alta tensão de Cadafaz ao Colmeal e de electrificação, em baixa tensão, da sede de freguesia do Colmeal.

- Ramos, João Barreto Nogueira, «O Estado Novo 1926-1974 (No novo regime)» in O Concelho de Góis, Ensaio de Reconstituição da sua História, (do Século XII ao Século XXI), Cronologia do Poder e da Sociedade, Movimento Cidadãos por Góis, Outubro de 2009, p.225

segunda-feira, 28 de junho de 2010

Passagem do Rali Rainha Santa no Cadafaz

Este fim-de-semana fomos até ao Cadafaz, no Sábado passou por duas vezes o Rali Rainha Santa, que é de automóveis antigos e organizado pelo Clube Automóvel do Centro. Foi bom rever e ouvir alguns carros que nos fizeram relembrar o antigo Rali de Portugal Vinho do Porto, que passou durante vários anos nesta zona.
Aqui ficam as relíquias:



















os meus acompanhantes: o Filipe e o Américo
















sábado, 26 de junho de 2010

Uma sardinhada à moda antiga

Junho é o mês das sardinhadas, não sei se esta foto foi tirada no mês de Junho, mas representa um convívio feito no Santo António, nos anos 70, onde as sardinhas são assadas à moda antiga: no chão.

Foto de Cila Nunes

As pessoas que reconheço são:  Mário Assunção (rapaz do lado esquerdo da foto), Júlio Henriques (sentado), o Sr. António Oliveira (com o pau a virar as sardinhas), Sr. António "Xabregas" (de costas, com o chapeú),o Rui Oliveira (a criança sentada no muro) e a D. Etelvina Neves.

Nota: Obrigada Cila e Mário Assunção pela ajuda.

quinta-feira, 24 de junho de 2010

Ensaio para o baile

A foto de hoje, foi tirada no dia de São João de 1970. O Sr. Armindo Neves devia estar a ensaiar para o tradicional baile à moda antiga, que de certeza iria acontecer nessa noite.


Da esquerda para a direita: Olinda Martins, Leontina Neves, ? , Armindo Neves

Gato ao Pinheiro

Esta “brincadeira” já é muito antiga, em que se colocava um pinheiro, no Adro, forrado com palha de centeio e atava-se um cântaro no cimo com um gato dentro. Acendiam o lume e quando este chegava ao cântaro depois de aquecer ele partia-se e o gato saltava.

quarta-feira, 23 de junho de 2010

Sagrado Coração de Jesus

Dia 19 de Junho é o dia do Sagrado Coração de Jesus, no Cadafaz a festa decorreu no domingo dia 20 com missa e procissão em honra do Santo.
O Mário Neves enviou-me estas fotos para retratar esse dia:

Sagrado Coração de Jesus

Os mordomos do Santo: Francelina Neves Henriques e Albano Henriques

Actuação do Rancho em São José de Lamorosa

No dia 12 de Junho, o Rancho teve uma saída para São José de Lamorosa em Coruche, antes da actuação ainda houve tempo de ver a feira e de visitar a localidade.
Ficam aqui umas fotos desse dia enviadas pelo Mário Neves.

A viagem:


São José de Lamorosa:



Alguns elementos do Rancho:



terça-feira, 22 de junho de 2010

Excursão do Rancho ao Minho

Dia 31 de Julho, o Rancho vai actuar a Oleiros - Vila Verde - Braga, para esse dia está previsto uma excursão a vários locais. Se tiver interessado(a) em ir, inscreva-se. Os contactos estão no prospeto que coloco: 

segunda-feira, 21 de junho de 2010

O relógio

No Cadafaz existe um relógio, que nos dá indicação da hora pelos toques:
- Hora certa (4 badaladas) e a seguir com outro toque o número de horas
- Quarto de hora (1 badalada)
- Meia hora (2 badaladas)
- Três quartos de hora (3 badaladas).
Este relógio já tem 113 anos, durante muitos anos, o Sr. Luciano de Ascensão é que fazia a sua manutenção sempre que vinha ao Cadafaz. Também, durante anos e até à sua morte, foi o Ti Júlio Henriques que estava encarregue de lhe dar corda. Hoje em dia é a Cidália Nunes que tem esta tarefa, dando corda todos os dias.
Pedi-lhe que me explica-se o seu funcionamento, o que vou explicar por fotografia.



O buraco com os pesos em baixo que quer dizer que é preciso dar corda:


A Cidália a dar corda, ao rodar a manivela os pesos vão subindo:

 A engrenagem:

 Em pormenor:


Os pesos já colocados em cima, quer dizer que a corda está toda dada:


O conjunto da máquina: