segunda-feira, 25 de julho de 2011

Folhas Soltas de Cadafaz por A.Silva

A Caixa de Correio em Cadafaz foi retirada em maio. É verdade, sem qualquer informação ou aviso, deparámo-nos com o seu já muito antigo lugar vazio.
Creio ser uma decisão pouco correta e de falta de deferência para uma sede de freguesia e muito especialmente, para com a comunidade, que, tal como em qualquer outra do concelho de Góis, além da redução de residentes, são idosos, sem possibilidade de deslocações e estando grande parte do tempo sem acesso a rede telefónica (avarias constantes) e sem redes móveis. Pior ainda quando verificamos que em povoações ou freguesias com menos residentes que em Cadafaz, tal acção não foi efectuada.
O que nos leva a crer que, quanto mais nos rodearam de postes ou redes inovadoras de alta tecnologia, mais pobres temos ficado.
Tudo tem sido retirado, acabado ou deixado de funcionar. Alguns desses benefícios adquiridos com muito esforço pela colónia Cadafazense.
Será por falta de conhecimento do meio rural isolado onde nos encontramos? Ou porque não vale a pena… escrevem pouco. Tal facto é meramente triste privar toda a comunidade daquilo a que tem direito e nem sequer condiz com o tão badalado apoio ao idoso.
Para mais, a referida caixa de receção de correspondência nem sequer obrigava o Sr. Carteiro a fazer qualquer desvio, visto estar em local acessível – Largo de Stº António – Concluindo, presentemente, se não houver correio para a povoação o Sr. Carteiro não entra na aldeia ou passa por cima em direção à Candosa. Claro que quem tiver correio para enviar (já foi o meu caso) fica a vê-lo seguindo à velocidade do som do outro lado da povoação. Isto numa era de inovações e Cadafaz vai recuar no tempo e recomeçar com os estafetas ou mensageiros a pé… Pois, a caixa do correio mais próximo fica a 5KM e 12Km, se continuar chega-se à estação ou loja dos correios na vila de Góis.
Não há dúvida, foi uma decisão “meritória” que me fez pensar se valeu a pena os encarregados do posto de correio em Cadafaz que (eu fiz parte deles) trabalhamos tantos anos sem qualquer vencimento, servindo a comunidade mas também os respectivos serviços e, hoje deparamo-nos com tal situação. Estarão os serviços a vender as caixas para atenuar a crise?
Deixo o meu desabafo de tristeza à consciência de quem teve tal decisão para Cadafaz, onde os pequenos benefícios são valiosos e também às entidades do concelho e Junta de Freguesia, para que, dentro das suas possibilidades, possam ajudar a rever este assunto, para contento desta comunidade presente e ausente.

Nota: o próximo artigo será sobre o PCTF de Cadafaz, cuja primeira arrematação para transporte das malas do correio foi em 24-06-1916, fez precisamente em junho 95 nos. Mas há mais…
Cadafaz, Julho de 2011
in O Varzeense de 15 de Julho de 2011

Sem comentários:

Enviar um comentário

Agradeço a sua visita e o seu comentário.
Informo que comentários anónimos não serão publicados.
Paula Santa Cruz