sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Folhas Soltas de Cadafaz por A.Silva

MEMÓRIA DO POSTO DE CORREIO EM CADAFAZ
Como já referi no meu artigo anterior, notámos que tudo parece extinguir-se em Cadafaz, já não é só a sua comunidade como benefícios anteriormente adquiridos pela – Junta de Paróquia, Junta de Freguesia, Liga de Melhoramentos da Freguesia de Cadafaz e União Recreativa de Cadafaz, quando deviam ser conservados e até melhorados. Mas, tal não acontece e de momento vão ficando ainda algumas recordações.
Segundo dados históricos do Concelho de Góis, os serviços de correio na vila teriam inicio em 1851, dois dias por semana, entre Góis – Coimbra e a partir de 1867, diariamente. Certamente que as restantes freguesias do Concelho, rapidamente iriam procurar beneficiar desses serviços.
No caso da freguesia do Cadafaz, e segundo dados dignos de créditos, no ano de 1892, a povoação da Candosa (Cadafaz) pediu, à então entidade da freguesia, Junta de Paróquia, que lhe fosse colocada uma caixa de correio e o respectivo giro do carteiro. Também em 1893 a povoação das Mestras, fazia o mesmo pedido. O que em breve foi solucionado. No entanto, a primeira arrematação para transporte de malas do correio entre – Góis-Cadafaz-Colmeal só se efectuou em 24-6-1916 por Guilherme Simões Vicente e José Simões Paulo. Pelo que, não obtive dados como seria feito o transporte anteriormente a esta data. Alguns anos mais tarde 1941 o Sr. Tenente Afonso Neves, numa das suas intervenções na Liga de Melhoramentos da Freg. de Cadafaz da qual era um ilustre impulsionador, referindo-se ao Posto de Correio de Cadafaz informou: “Este sexagenário serviço havia sido valorizado com mais o registo de valor declarado e encomendas postais e que, para tal, tinha ele e o Sr. Manuel Francisco Martins contribuído com muitas tentativas e trabalho. Já que o telefone tinha sido um benefício recente 1939 (embora já em 1914 a Junta de Paróquia e em 1932 a Junta de Freguesia tivessem feito o pedido). Nessa altura também o Sr. Ten. Afonso Neves pede que seja substituído o Encarregado do Posto de Cadafaz, a pedido do próprio, por motivos de saúde e que já fazia missão há muitos anos.”
-Era o saudoso José Martins (José da Carma) que passados dois anos faleceu.
Passadas algumas décadas também o posto encerrou (julgo que a partir dessa altura começou o giro a partir da estação de Góis). Aqui começou o declínio de um tão valioso serviço à comunidade, sem venda de selos, registos, telefone público e na altura poucos eram os telefones particulares. Mas tudo se foi resolvendo graças ao bom desempenho e simpatia dos nossos Carteiros e à muita compreensão dos residentes. E ao mencionar desempenho, terei de recuar no tempo e referenciar os profissionais do antigo Posto de Cadafaz que deram o seu contributo pessoal sem qualquer renumeração, isto no caso dos Encarregados (dois quais fiz parte em 1950/60) e que além da responsabilidade e da disponibilidade do horário, dia e noite para entendimento de telefone público, envio de telegramas ou receção e procurar mensageiro no caso de ser para entregar fora da povoação, inclusive Colmeal ou Aldeias. Além do restante serviço e atendimento. Também os Carteiros, que durante décadas percorrem todas as povoações da freguesia, cujo trajecto diário era feito a pé, sujeitos ao rigor do tempo e locais de difícil acesso. Porém o zelo e rigor da sua missão aliados à boa comunicação e interpretação das alegrias ou tristezas de cada um fazia deles familiar cuja visita diária era sempre bem-vinda. Mas os nossos estafetas foram decerto os que mais sofreram, só quem conhece o trajecto saberá avaliar, a distância a percorrer e a exigência no cumprimento de horários. Eram obrigados a levantar as malas de Cadafaz e Colmeal em Góis às 9 horas da manhã vinha por Cadafaz e seguindo para o Colmeal de onde saía de madrugada, passava por Cadafaz, seguindo para o Colmeal de onde saía de madrugada, passava por Cadafaz, seguindo para Góis e vice-versa. Mas sempre conseguiram aguentar tão atribulado sacrifício e por uns magros tostões que recebiam.
É pois, por todos os que já partiram, sem medalhas, sem merecimentos ou discursos que eu tentei escrever uma simples memória sobre o Posto de Correio Telégrafo e Telefone de Cadafaz e recordar o nome dos que o privilegiaram com o esforço e dedicação:
Estafetas: José Simões Paulo, Guilherme Simões Vicente, Maria Leontina, Armando. Carteiros: José Maria, Álvaro Martins, Hipólito Neves e outros. Encarregados: José Alves Martins, Carlos Simões Folgosa, José Henriques de Almeida e Casimiro Gaspar da Cruz.
Recordá-los-ei com respeito e saudade, porque ainda “estou deste lado”. Mas, triste, ao verificar que a simplificação moderna é isenta de respeito e conhecimento humano, ao extinguir benefícios antes adquiridos.
Neste caso, mais recente, a CAIXA DO CORREIO DA SEDE DE FREGUESIA, EM CADAFAZ  e que ainda era utilizada.
Cadafaz, julho de 2011
in O Varzeense de 30 de Julho de 2011

Sem comentários:

Enviar um comentário

Agradeço a sua visita e o seu comentário.
Informo que comentários anónimos não serão publicados.
Paula Santa Cruz