segunda-feira, 7 de maio de 2012

As telecomunicações no Cadafaz estão cada vez pior!

De há dois meses a esta parte, tenho ligado várias vezes por semana para as avarias da Portugal Telecom, visto o telefone da minha mãe estar quase sempre sem funcionar.
Este problema já se arrasta há pelo menos 15 anos e têm vindo a piorar, estes últimos meses, foi mais o tempo em que a linha telefónica esteve avariada do que operacional.
A avaria é sempre a mesma e para vários telefones ao mesmo tempo, no Cadafaz. Ligamos para lá dá-nos sinal de chamar, mas do outro lado o telefone não toca, nessas alturas não se consegue fazer uma chamada o aparelho está mudo.
Porque já sabemos do problema, quando não nos atendem, ficamos na dúvida se a linha está a funcionar ou se não está ninguém em casa. Como é uma avaria intermitente, temos que ir tentando ligar até conseguirmos falar. É preciso ter muita paciência e persistência!!!
Quando é reparada a avaria, por vezes só funciona bem um par de horas.
Depois de falar com vários técnicos da Portugal Telecom deram-me a seguinte informação:
A central telefónica que serve o Cadafaz encontra-se a mais de 10 km, para esses casos é preciso ligar a linha a um PD eletrónico que só suporta um certo número de telefones. Por exemplo no Cadafaz existem 20 telefones, esse PD só consegue funcionar com 5 telefones a falar ao mesmo tempo, quando há sobrecarga vai-se abaixo. Pelo que me foi dito não há nada a fazer, porque a empresa não tem outro equipamento para substitui-los. Temos que nos resignar em ter o telefone a funcionar desta maneira ou então não ter telefone.
Nesta aldeia, vivem na maioria pessoas de idade que só têm este meio de comunicação com os seus familiares ou para tratar de outros assuntos, como é que conseguem contactar ou serem contactados se nem rede móvel existe?
A rede móvel ainda não chegou ao Cadafaz, por vezes consegue-se obter um pouco de sinal, mas mal, é preciso andar com o telefone na mão e ver onde se apanha melhor sinal.
Estamos no seculo XXI mas as telecomunicações a funcionar plenamente no Cadafaz não existem e pelos vistos irão continuar assim!
Ao menos uma coisa boa, a TDT chega ao Cadafaz à casa da minha mãe!