sexta-feira, 11 de maio de 2012

Folhas Soltas de Cadafaz por A.Silva


SOLENIDADES DA PÁSCOA
Realizaram-se na freguesia de Cadafaz algumas das solenidades da Páscoa. Na sexta-feira Santa, procedeu-se à cerimónia da Via-Sacra, por um grupo de fiéis, na igreja paroquial. No Domingo, houve celebração de missa e procissão da eucaristia, tendo para estas cerimónias vindo um Sr. Pároco de Coimbra. A seguir começou a visita pascal nesta povoação e restantes aldeias, feita por dois grupos. Felizmente verificamos que, mais um ano, os nossos conterrâneos, amigos e muita juventude estiveram presentes, não deixando que pelo menos nesse dia nos sentíssemos menos tristes e sós. Claro que, tão antiga tradição se mantém ainda hoje, graças aos dois grupos de fiéis que para tal se prontificam de bom grado, visto que além da comunidade ter diminuído a missão continua a ser exaustiva e distante. Mas a sua boa vontade e sacrifício ser-lhe-á certamente aceite por JESUS - BEM HAJAM.
Também de relevar a preocupação e empenho que se esta verificando na recuperação e arranjo exterior e interior na nossa igreja que bem precisava e que felizmente a pouco e pouco vai mostrando a sua beleza, graças ao empenho dos seus zeladores. Outro assunto que sempre dignifica quem o pratica é a afixação no placar da igreja de informações referentes às despesas ou lucros sobre assuntos da igreja ou festividades e até das capelas. Tal gesto já há muito se pratica noutras localidades.
LIMPAR PORTUGAL
Este título faz-me pensar: Haverá presentemente pessoas ou produtos de limpeza suficientes para "limpar Portugal" ... Porém falando no bom sentido da ação, interrogo-me se será eficaz, limparem-se zonas envolventes, matas, veredas, distantes dos povoados? Quando à entrada destes se nos deparam autênticos montes dos mais diversos materiais desorganizados, inclusive "monstros" fora de uso. Por vezes o mesmo acontece no centro da própria aldeia, onde existe um pequeno recanto. Não seria melhor ser ocupado por uma árvore ou planta de jardim? Caso contrário vamos seguindo para uma degradação completa onde as pessoas vão sendo substituídas por desperdícios e … gatos.
A aldeia é uma casa de todos nós e de quem nos visita e são as suas casas velhinhas, ruas e becos que nos vão contando parte da sua identidade.
AS ESTRADAS CAMARÁRIAS
As estradas camarárias da margem esquerda do Ceira estão precisando de alguma atenção. Não sei a quem compete mandar, informar ou zelar, aliás sendo estas vias também bastante utilizadas pelas nossas entidades da comunidade, é estranho que não haja um pouco de reparo. Sabemos que os transportes são de "pernas altas" e os arranjos alguém pagará. No entanto, é com o devido respeito que solicito a quem de direito o obséquio de reparação ou verificação do estado em que se está transformando a estrada de acesso: Candosa - Cadafaz - Lomba da Relva - direção a Cerdeira ou Cabeçadas - cujos buracos no piso já não só afetam o carro como a condução, para mais, tratando-se, como se sabe, de uma via estreita.
A outra via, também na margem esquerda - Cadafaz - Cabreira, com os muros de resguardo, em parede, nas curvas, se encontram em ruína, talvez devido aos encostos das máquinas e transportes de longo porte.
Claro que os anos já lhes pesa, no entanto ainda não foi feita outra opção melhor ou de mais segurança e a promessa a alguns tempos feita, de alargamento das curvas da estrada até à Cabreira foi para juntar a muitas outras.

in O Varzeense de 30 de Abril de 2012