quarta-feira, 11 de julho de 2012

Folhas Soltas de Cadafaz por A.Silva

Corpo de Deus e Missa em Louvor de Santo António
No dia 7 de junho celebrou-se, na povoação de Cadafaz, a cerimónia em louvor do Corpo de Deus, com a presença do Sr. P.e Narciso, vindo de Coimbra, que constou de missa e procissão, com a sagrada eucaristia, pelo que, para dignificar tão antiga solenidade, foi feita unia passadeira de verdura e flores, desde a igreja matriz à capela de Santo António.
Bem-haja aos que tornaram possível tal feito, já que a comunidade vai diminuindo velozmente.
Também no domingo, dia 18, foi celebrada missa pelo Rev. P.e Carlos, em louvor de Santo António, na sua capela. Decorrendo, como habitualmente, o leilão de ofertas.
Não muito longe vai o tempo em que esta era a uma das grandes cerimónias da aldeia. A capela era pequena e as ofertas muitas e grandes. Tal a devoção ao santo e reconhecimento da proteção aos familiares e animais domésticos. Hoje resta a memória do passado, até na comparência dos devotos das povoações da freguesia, que também tem diminuído em referência à assiduidade das festas religiosas na igreja matriz e não só. Claro que somos poucos... por isso mesmo deveríamos ser mais solidários.
Mas, de quem será a culpa? Do pastor ou das ovelhas!...

Falecimento
No dia 22 de junho, faleceu, nos Hospitais da Universidade de Coimbra, a D. Maria Odete Simões Folgosa, natural e residente nesta povoação. Embora desde algum tempo o seu estado de saúde fosse diminuindo, nada previa um final tão rápido e triste.
Pessoa de fino trato e sempre prestável, a colaborar quer nos assuntos religiosos, quer ajudando os vizinhos. Mais uma grande amiga desapareceu e uma casa se fechou.
Sei que as frases ou palavras são inúteis em tais situações, pelo que rogo a Deus e à sua infinita misericórdia coragem para os seus queridos filhos e amigos a fim de ultrapassarem tão grande perda.
Ficará para sempre na nossa memória.
Cadafaz, 24 de junho de 2012

in O Varzeense de 30 de junho de 2012


Sem comentários:

Enviar um comentário

Agradeço a sua visita e o seu comentário.
Informo que comentários anónimos não serão publicados.
Paula Santa Cruz