quinta-feira, 15 de novembro de 2012

Freguesia do Cadafaz

Hoje a freguesia de Cadafaz comemora 452 anos, este será, em princípio, o último ano da freguesia, como está neste momento, já que com a Reorganização Administrativa do Território em princípio a freguesia vai desaparecer juntando-se à do Colmeal, mas só teremos a certeza aquando da votação pelos deputados na Assembleia da República.
Todas as freguesias do concelho de Gois rejeitaram a extinção de qualquer ou algumas delas. A do Cadafaz informou, como o podem comprovar ao escolher Góis e lendo a proposta e os 3 anexos no seguinte link: http://app.parlamento.pt/utrat/index.html , o seguinte que transcrevo:
Nesse sentido e de acordo com o número b) do Artigo 8º, a freguesia do Cadafaz deverá ser o pólo de atracção das freguesias contíguas cumprindo-se o estipulado no Artigo 9º sobre a identidade cultural e histórica, incluindo a manutenção dos símbolos das duas freguesias, propondo-se como o número 1 do Artigo 9º permite a designação de União das Freguesias do Cadafaz e Colmeal, com sede no Cadafaz.
As freguesias do Cadafaz e Colmeal foram criadas no mesmo dia, a 16 de novembro de 1560, pelo bispo de Coimbra D. João Soares, por isso, não podemos dizer que uma é mais recente que a outra para poder deixar de existir.
Por enquanto, ainda não sabemos de que maneira as atuais Juntas funcionarão, mas penso que o novo modelo que teremos poderá trazer vantagens e desvantagens aos fregueses de cada uma delas, só o tempo o dirá…  mas haverá sempre alguém que será prejudicado, resta-me a esperança que as instalações da Nossa Freguesia continuem abertas para atenderem as pessoas.
 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Agradeço a sua visita e o seu comentário.
Informo que comentários anónimos não serão publicados.
Paula Santa Cruz