domingo, 15 de junho de 2014

Folhas Soltas de Cadafaz por A.Silva

  Cadafaz
  Festividades da Páscoa

  Mais uma vez, em Cadafaz, a visita Pascal foi possível graças aos paroquianos, que voluntariamente, se prontificaram a darem continuidade a tão antiga tradição. Também a palavra e a procissão como Pálio foi desempenhada pela Leiga Mensageira da Palavra, o que se vai tornando habitual visto haver normalmente uma missa por mês nesta povoação. Inclusivamente a falta de várias cerimónias que se faziam durante o ano que deixaram de ser celebradas. Talvez e segundo se anuncia a falta de clérigos mas as imagens da comunicação não nos revelam isso, antes pelo contrário. Verifica-se que é nos meios rurais que se acentua a falta ou retiram os antigos representantes das comunidades, o que vai acentuando o seu declínio. No entanto, a comunidade comparece visitando a sua aldeia e abrindo as suas casas para receber O Redentor e quem o acompanha, tal como faziam os seus antepassados, e essa ação é, com certeza, o mais puro contributo de Fé a Jesus Crucificado. BEM HAJAM os que teimam em conservar as antigas tradições, sejam elas de religiosidade ou de diversão, desde que seja preservado o respeito e património. Foi o caso da tradicional Serração da Velha.

  Serração da Velha
  Diversão bem preparada pela juventude de Cadafaz no sábado à noite. Claro que esta situação traz sempre suspense... quem será a personagem escolhida? Mas, aparece a "marrafona" e feitas as "exéquias" surge o momento solene da leitura do Testamento, e eis que a bondosa... contempla todas as pessoas da povoação e, mais ... deixando tudo isento dos maléficos impostos.

  Almoço Convívio
  Também, no mesmo dia, foi servido um almoço, pela Comissão de Festas, na tentativa de angariação de ajuda para as Festas de Cadafaz, a realizar em agosto. Decorreu com animação e bastante participação.

  Margem Esquerda do Vale do Ceira
  E por último tentarei pedir ajuda para uma situação, que já não é novidade, mas tem piorado nos últimos tempos. Certamente que, todos os automobilistas, que circulam na via Cadafaz-Candosa e Cadafaz-Tarrastal, verificam o estado em que essas vias se encontram. Já de si são estradas estreitas e com várias curvas. O corte desenfreado de árvores, incluídas as da beira da estrada, onde a ramada fica como suporte enganoso, além das bermas estragadas, sem resguardos ou ocupadas com madeiras e ainda os veículos pesados com reboques e máquinas de rasto de lagarta, proibido de circular em vias alcatroadas, por vezes no centro da via. O que torna impossível qualquer recurso na passagem. Não sei a quem compete rever tal problema? Certo é que verificando-se o bom estado da via Vale do Ceira (margem direita), tal situação não é extensiva à margem esquerda do Vale do Ceira,
principalmente nas zonas acima mencionadas. Não poderá este assunto ser revisto pelos serviços camarários antes que haja situações graves a lamentar?
  Note-se que, há cerca de um mês, a União de Freguesias de Cadafaz e Colmeal, apesar dos seus exíguos proventos, fez uma limpeza nas povoações e bermas das estradas. Porém, este trabalho não parece estar a ser respeitado por parte de alguns utilizadores dessas vias para fins industriais o que nos parece em nada beneficiar quer as zonas quer as próprias comunidades, antes pelo contrário.


in O Varzeense de 30 de maio de 2014

Sem comentários:

Enviar um comentário

Agradeço a sua visita e o seu comentário.
Informo que comentários anónimos não serão publicados.
Paula Santa Cruz