quarta-feira, 16 de julho de 2014

Notícia de outrora

Alto do Calvário
O que foi o bairrismo na freguesia de Cadafaz tempos não muito distantes, em que um grupo de amigos residentes em Lisboa se juntavam em fins-de-semana para conversarem e trocarem impressões sobre assuntos relacionados com as suas terras de origem em que faziam parte desse grupo vários industriais de Mármore, entre os quais se encontravam o senhor ANTÓNIO MARGALHA DO CALVÁRIO que não sendo oriundo de Cadafaz era desta terra um grande amigo sócio de ANTÓNIO DE ALMEIDA e GUILHERME VIDAL, como digo na industria de mármore.
Veio então no seguimento da conversa que ficava bem um cruzeiro na entrada de Cadafaz, este nosso amigo Calvário se prontificou a fazer e oferecer a cruz; no entanto, como não concordassem com isso, ficou assente que seria custeada pelos srs. Calvário, António de Almeida e Manuel Domingos Alves.
Assim, em 18/08/1964, ali foi colocada, no mesmo local em que se encontra e aonde ficara a perpetuar a memória destes grandes bairristas que não olhavam a despesas em tudo que engrandecesse o Cadafaz.
Foi em 18/08/2004 que a viúva e os filhos do sr. Calvário mandaram colocar como recordação esta placa lindíssima, homenageando seu marido e os amigos, que para além dos descritos havia muitos mais a acrescentar, que como eles nos deixaram para sempre seguindo a lei da vida.
Aqui lhes deixo a minha homenagem de agradecimento por tudo que fizeram, e, a suas famílias cumprimento agradecendo também o lindo gesto que tiveram em darem um novo nome porque só o conhecíamos por CALVÁRIO, mas agora fica sendo o ALTO DO CALVÁRIO
Luciano Nunes dos Reis

in Jornal de Arganil de 31 de Março de 2005

Sem comentários:

Enviar um comentário

Agradeço a sua visita e o seu comentário.
Informo que comentários anónimos não serão publicados.
Paula Santa Cruz