sexta-feira, 7 de novembro de 2014

Folhas Solta de Cadafaz por A. Silva

Os Antigos... Nós... E a Realidade

- Diziam os Antigos:
- Recordo ouvir estas frases e ficava calada, embora com algumas dúvidas, hoje noto a realidade e penso. Já não ouço os Antigos, já não ouço muitos dos que, os ouviram e pior ainda, já nem sequer encontro respostas para as minhas dúvidas. A realidade, é que a sabedoria dos Antigos, obtida através dos tempos, apenas nos queria ensinar ou avisar. E aqui o saber ou o conhecimento não tinha a ver com o ser pobre ou rico, o mundo é composto pelas duas situações. Há pois que trabalhar e poupar para viver entre as duas. A riqueza é um inimigo devorador que também se propagou em Portugal, onde as novas ideias, imitações estrangeiras, opulência, e o trabalho sem esforço, foi a pouco e pouco, degradando as pessoas e com elas este pequeno paraíso, foi seguindo um caminho enganador onde as pepitas que não vinham do Brasil nem sequer do trabalho dos escravos, se desvaneceram em pura e real ilusão em poucos anos. E, agora qual o futuro dos portugueses e dos nossos jovens. Se o seu próprio país está em saldo! Tal como os territórios antes conquistados pelos nossos antepassados que foram sendo perdidos, também este que resta parece seguir o mesmo destino. De alerta estão os Espanhóis que nunca nos perdoaram este cantinho à beira Mar, tal como os Ingleses, Franceses, Alemães aos quais se juntam Japoneses e Chineses E... quem sabe se não, aparecem ainda os Extraterrestres? Com tantas viagens à LUA?
CONTINUANDO O TEMA REALIDADE:
Para quem visita ou reside nesta povoação, (margem esquerda) toma-se difícil compreender, como é possível tal diferença de cuidados de limpeza ou manutenção de serviços entre esta e outras localidades do Concelho. As vias utilizadas, tem metade do asfalto tapado com a vegetação dos lados, as bermas perigosas, os muros feitos há anos, quase destruídos. Concluindo perigo espreita o automobilista e pior ainda ao deparar com camiões industriais em curvas que mal dão para outros carros. Gostaria de saber qual a autoridade que compete verificar as situações de utilização e conservação das mesmas. O que se sabe é que quanto a danificação de transportes municipais ou outros, pagamos todos nós contribuintes. Quanto a transporte particular imprescindível num local em que não existe qualquer outro meio de solução é o próprio a pagar pela desatenção de quem de direito.
OUTRA REALIDADE:
É a zona envolvente das casas, embora muito se tenha falado, sobretudo no perigo de incêndios mas... vem o verão e a situação continua. Já não falando na diversidade de objectos que se encontram a cada canto. Sabemos que todos os espaços de cultivo tinham dono mas... hoje onde está?  já faleceu, e a família, não sabe onde é, ou até estará ainda em nome de D. Afonso Henriques ... Tudo pode acontecer e poderá ser pior se não forem tomadas providências. Claro que em caso de incêndio o prejudicado é sempre o que não tem culpa. Não poderia esta ser uma das iniciativas e ajuda da parte dos Compartes dos quais todas as povoações deviam usufruir de benefícios em igualdade e não apenas algumas... Nem que fosse a titulo provisório ou uma vez por ano. Sabemos que ainda há pouco fizeram limpeza nos estradões. Para... servir ou acudir a quem? Quando é aplicada a versão de "as pessoas estão primeiro", É caso que dá para pensar.
Mas nem tudo é triste se de facto é realidade.
 - Segundo notícia publicada nos nossos jornais regionais e referente a determinada povoação da União de Freguesias Cadafaz Colmeal, sobre uma obra a efectuar (PELA SEGUNDA VEZ) por eficiência da engenharia ou gestão larga dos cofres públicos justificando a importância gasta e a gastar, devido ir beneficiar - cerca de 3 centenas de habitantes... É agradável ter conhecimento que ainda há uma povoação com cerca de 300 habitantes! Ou será este o total de habitantes da União das duas Freguesias? No caso de ser real e verificando-se uma população já com alguma idade, talvez tenha acontecido um milagre de NATALIDADE. PARABÉNS!


in O Varzeense de 30 de outubro de 2014

Sem comentários:

Enviar um comentário

Agradeço a sua visita e o seu comentário.
Informo que comentários anónimos não serão publicados.
Paula Santa Cruz