quinta-feira, 16 de abril de 2015

Folhas soltas de Cadafaz por A. Silva

Conversando Com as Frases

E porque não com a frase: Proximidade, actualmente tão difundida entre nós, quer servindo de elo de eloquência quer como tentativa de algo que se pensa atenuar ou compensar. Mas, possivelmente nem sempre será bem compreendida, isto porque além de ser atrasada no tempo e no espaço é muito mais na reabilitação humana. Pelo que creio ser impossível designar como proximidade situações reais que deixaram de existir em pleno e verídico, pior ainda quando imperou a incoerência, insensatez e a pouca credibilidade, ou seja deixando as comunidades mais carentes isoladas e sós. Aliás esta situação tem vindo a degradar-se há cerca de 10-20 anos. Sabemos que a culpa pode ter influência no desaparecimento das pessoas mas nem só. Sabemos que os jovens, não tem interesse e muito menos incentivos próprios ou de quem os devia ou podia ajudar. Sabemos também que neste período de tempo nada se fez – salvo como solução mais fácil e rápida retirar todos os serviços de utilidade pública, social, burocrática e até quase a religiosa. Como já tenho mencionado várias vezes:
Tinha esta Freguesia (à data freguesia de Cadafaz) 4 escolas de ensino primário, 1 Posto de Registo Civil, com Regedor, Posto de Correio PCTF. Um Posto Extensão de Saúde, Junta de Freguesia a funcionar em pleno, além dos cerca de 8 estabelecimentos comerciais, profissões de caracter rural, etc.
Hoje que nos resta?... Tudo tem desaparecido, até os mais prioritários, como o Posto Médico, enquanto outras zonas, mais próximas da sede do Concelho, lutam pela sua continuidade. Em Cadafaz há quanto tempo deixou de funcionar?
Falando do correio, até a Caixa de Recepção foi retirada. Não falando de todos os outros que deixaram de funcionar ou foram para outros locais. Perante a situação presente pensamos ... que será  afinal a função de proximidade? Pessoalmente e talvez, devido ao tempo de espera e idade só a posso traduzir para uma realidade triste e a que estamos assistindo - juntar ou aproximar - os poucos residentes naquilo que por muitos consideram "gaiolas" onde até os pássaros deixam de voar e, apenas vão tentando arrastar os pés. E mesmo assim é necessário ter hipótese de pagamento.
Em resumo, sei que estou só e apenas a conversar com as frases, tentando relembrar todos os pioneiros, que isentos de políticas mas sim com humanidade, coragem e cooperação mútua, fizeram de Cadafaz e restantes povoações, não uma Vila ou Cidade mas antes proporcionar-lhe, dentro das suas possibilidades, todos os meios de bem estar geral. - Mas, Jesus disse: "Perdoai-lhes meu Pai, que não sabem o que fazem". Eu acrescento: Nem sequer o País que deixam.

in O Varzeense de 15 de março de 2015



Sem comentários:

Enviar um comentário

Agradeço a sua visita e o seu comentário.
Informo que comentários anónimos não serão publicados.
Paula Santa Cruz