quinta-feira, 2 de junho de 2016

Texto publicado no Varzeense



Aqui fica o texto:

Notícias do Cadafaz

Falecimento
No dia 24 de abril, faleceu Emília da Conceição Alves, o funeral realizou-se no Cadafaz no dia 26. A D. Emília era casada com Albertino Gomes Vicente e mãe do Casimiro Vicente e Elisabete Gaspar. Á família enlutada os meus sentidos pêsames.

Bodas de Ouro
No passado dia 22 de maio, o casal Silvério Martins Carneiro e Maria Alice Alves Martins comemoraram, no Cadafaz, as bodas de Ouro. Foi realizado uma missa e a seguir decorreu um almoço onde estiveram presentes familiares e amigos do casal. Os meus parabéns ao simpático casal!

Vidrão
Este mês, foi colocado um vidrão no Largo de Santo António, é uma mais-valia para a aldeia!

A Torre do Relógio
A Torre do Relógio faz este ano 119 anos, foi construída em 1897 e o relógio foi colocado em 1898. É um dos símbolos do Cadafaz e está na bandeira da União Recreativa do Cadafaz.
Neste momento, a Torre precisa de ser restaurada e pintada, em certos sítios o cimento das paredes está a cair, como isto é da competência da Junta de Freguesia seria bom que o fizessem antes que ela se deteriore muito mais.

Quelho da Maria do Rosário
Parece que o Quelho da Maria do Rosário, que fica entre a Rua Prof. Arminda de Jesus Alves Martins e a Barroca, vai ser arranjado, mas vai ficar descaracterizado, já que os degraus vão ser feitos em cimento!
Neste local, vai ser construída uma fossa séptica para as casas de banho que se encontram no Adro. As paredes da fossa serão feitas em pedras, para manter a zona típica. As escadas poderiam ser mantidas como estão, já que as pedras dos degraus não estão partidas, colocando somente pedra de calçada nos patamares.
Foi pena a Junta de Freguesia não ter sondado as pessoas que vivem no Cadafaz, ou então pedir uma opinião à União Recreativa do Cadafaz!  
Hoje em dia, cada vez mais, em muitos locais tentam recriar casas, ruas… para manter o típico da região, mas ao que parece não é isso que a Junta de Freguesia quer fazer para o Cadafaz!

Estradas em terra
As estradas de terra que se encontram nas serras em volta do Cadafaz, Corterredor e Mestras precisam de ser limpas, porque em alguns sítios estão obstruídas.  
A época de Verão está a chegar, e nunca é demais prevenir!
As estradas que ligam o Cadafaz à Cabreira e o Cadafaz à Selada do Braçal precisam também de serem limpas, esta última precisava ser alcatroada o que seria uma mais-valia para a freguesia/concelho.


Sem comentários:

Enviar um comentário

Agradeço a sua visita e o seu comentário.
Informo que comentários anónimos não serão publicados.
Paula Santa Cruz