domingo, 9 de abril de 2017

Folhas Soltas de Cadafaz por A. Silva

Cadafaz de Outros Tempos
Era sempre um prazer receber um visitante na sede de Freguesia, quer fosse amigo, conhecido ou não, a comunidade transformava-se numa ampla casa de família, cada qual oferecendo o que lhe fosse possível e da sua lavra, ou apenas e só o dom da simpatia.
Nos últimos tempos tivemos o privilégio da visita de dois ilustres e importantes figuras do País, o que nos enalteceu, pois já nos parecia quase impossível haver alguém que recordasse “Cadafaz existe”. A primeira foi o Ex.° Senhor Comendador Rui Nabeiro, pessoa de grande merecimento e distinção. Mas aqui segundo constou algo falhou se por desconhecimento de presença ou desunião. A verdade é que não lhe foi prestada uma simples mas insigne lembrança de homenagem pela sua passagem por Cadafaz como seria lógico.
Já com a visita de Sua Eminência D. Virgílio Antunes, Meritíssimo Bispo de Coimbra, embora com aviso de pouca antecedência aos paroquianos pela entidade responsável, foi possível o contacto com familiares ausentes, e foi com alguma satisfação que ainda se juntou no Largo de Santo António cerca de 40 pessoas, para uma muito modesta mas sincera receção ao Senhor Bispo. Creio que todos ficamos felizes com a sua presença, não só como representante da Igreja de Cristo, como pelo seu dom de comunicação e simpatia para com todos os presentes, cujas palavras e gestos foram de conforto e de esperança,  para quem já pouco tem e espera. - BEM- HAJA SENHOR BISPO / BENÇOADA MISSÃO/ CONCEDEU A PAZ DE CRISTO/MAIS JUNTO AO CORAÇÃO.
- Mas, algo nos surpreendeu a inesperada exclamação ou surpresa do Senhor Padre Carlos ao chegar ao largo de Santo António” Tanta gente mas... não são de Cadafaz” o que comprova o desconhecimento e relação com os seus paroquianos. Talvez porque não só dividiu a Paróquia já de si carente de fiéis, como nunca passou a Visita Pascal em Cadafaz altura em que a maior parte dos cadafazenses, familiares e amigos estão presentes, abrindo as portas e contribuindo com a sua dádiva inclusivamente o desconhecimento de Capelas como é o caso de Na. Sra. Do Desterro..


in O Varzeense de 30 de março de 2017

Sem comentários:

Enviar um comentário

Agradeço a sua visita e o seu comentário.
Informo que comentários anónimos não serão publicados.
Paula Santa Cruz