quinta-feira, 20 de maio de 2010

Folhas Soltas de Cadafaz por A. Silva

Cerimónias religiosas da Páscoa em Cadafaz
Longe vai o tempo em que a alegria e azáfama da festividade pascal eram, sem dúvida, uma grande demonstração de fé plena de actividades religiosas, algumas das quais começavam no início da quaresma, como os cânticos diários das ladainhas, a lamentação das almas, as confissões etc. Hoje não passa de uma efémera continuidade e se ainda se mantém é graças à boa vontade de elementos da comunidade que se prontificam, fazendo a visita na povoação e restantes aldeias.
Já que nos últimos 20/30 anos deixou de ser feita com acompanhamento do Sr. Pároco ou até leigos da paróquia. Mas este ano nas restantes cerimónias tivemos o privilégio da presença do Exmº. Monsenhor André Freire quer na missa e bênção dos ramos quer na missa e procissão de Domingo de Páscoa. Pelo que, nos sentimos muito honrados e reconhecidos. Procedeu-se em seguida à visita às casas dos residentes e dos conterrâneos que nesta altura se deslocam à sua aldeia inclusivamente muita juventude que neste dia conseguem atenuar a solidão em que as pessoas vivem normalmente sós.
Oxalá que deus os proteja e ajude tal como aos mensageiros da visita que, mais uma vez, percorreram as povoações em tão nobre missão.

Limpar Portugal
Pelo que tive conhecimento também nesta freguesia decorreu a limpeza. E, fiquei, de facto surpreendida, com o material mais encontrado nesta zona, em virtude de não serem conhecidas oficinas de viaturas ou algo respeitante ao ramo…
Esta acção não deve ser só considerada como festiva e fotogénica, mas sim, como um aviso de alerta e de consciência para que se pense não só na limpeza doméstica, mas também no espaço interior das povoações e nas zonas de acesso às mesmas.
Infelizmente, em Cadafaz, deparamo-nos com amontoados dos mais diversos materiais ou monos, e até alguns de uso fúnebre, o que não só dá um péssimo aspecto aos residentes como a quem nos visita ou circula de passagem. Neste caso as entidades da freguesia, e não só, terão uma dose de “meã culpe”, porque não falta nesta zona locais propícios a este género de material e que poderiam ser cedidos para tal efeito, como já se verifica noutras freguesias.

A Dança das Placas
Como foi de conhecimento da comunidade, em Agosto passado foi feita nesta povoação uma homenagem ao Regionalismo da freguesia na qual foi inaugurado a reposição de uma antigo chafariz no Adro da Igreja. Porém, como é habitual fica sempre algo por concluir e, neste caso, parece que tapar uma abertura rapidamente foi simples… Só que a abertura é da parte de trás do chafariz e bastou tapá-la com uma placa de mármore há tempo retirada de outro local e mesmo quando a placa se refere a uma homenagem feita pela Liga de Melhoramentos da Freguesia de Cadafaz a um ilustre Eng. que muito contribuiu para a realização dos vários melhoramentos nesta povoação e não só, quando dos melhoramentos rurais em 1940 – e, como conclusão observamos que a mesma se refere a um Largo e não ao início de um lance de escadas onde agora está colocada. Será assim tão dispendioso uma portinha para o orifício nas “costas do chafariz”?
Na mesma altura (Agosto) foi aberto um acesso para uma garagem de Junta de Freguesia, pelo que foi destruído parte de um muro onde estava afixada uma Placa da Homenagem à fundadora do Rancho Folclórico de Cadafaz (1939).
Acontece que até à data não foi feita a reparação (remate) do muro nem colocada a placa … ali ou noutro local condigno.

Placard Turístico da Freguesia de Cadafaz
Certamente não têm passado despercebidos os placards instalados nos limites da nossa freguesia. Dignifico a ideia, pois, foram bem pensados… bem seguros… com bonitas cores… e possivelmente bem dispendiosos (para uma freguesia pobre) e é por esta razão que me atrevo a expressar a minha surpresa ao verificar que: a área geográfica da freguesia de Cadafaz neles inseridas se encontra em plano horizontal (ver foto 1 – Placard – Fotoc. Posição que deveria ter sido utilizada embora também nesta o rio e vias de acesso não estejam muito correctas, no entanto, não estaríamos deitados.
Claro que na posição do placard, o Slogan “um paraíso na terra” não nos anima, mesmo estando a freguesia em decadência.
Por hoje as folhas já vão longas. Todos estes assuntos foram já dados a conhecer pessoalmente à entidade responsável, no entanto, as explicações confusas não passaram ainda à solução.
in O Varzeense de 15 de Maio de 2010


 Placard afixado na freguesia de Cadafaz


 Posição correcta do mapa da freguesia de Cadafaz


NOTA: Por as fotos estarem a preto e branco no jornal e ter as mesmas a cores coloquei as minhas.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Agradeço a sua visita e o seu comentário.
Informo que comentários anónimos não serão publicados.
Paula Santa Cruz