No dia 2 de outubro de 2005, na Embaixada da Guiné-Bissau, em Bissau, a D. Francelina elevou o Cadafaz e Portugal ao mais alto nível, recebendo a condecoração de Oficial da Ordem de Mérito com que foi agraciada pelo então Presidente da República, Dr. Jorge Sampaio. Passo a transcrever um texto publicado na Comarca de Arganil, Nº11577, de 10/11/2005:
Conterrânea agraciada pelo Presidente da República
No dia 2 de outubro de 2005, na Embaixada da Guiné-Bissau, em Bissau, onde reside, recebeu a condecoração de Oficial da Ordem de Mérito com que foi agraciada pelo Presidente da República, Dr. Jorge Sampaio, a nossa conterrânea Maria Francelina Fernandes de Almeida Lopes Nunes.
Para participar na cerimónia deslocaram-se aquele país africano de língua oficial portuguesa, a convite da homenageada, a sua irmã Adelaide de Almeida Nunes, sua nora dr.ª Madalena Nora Nunes e seu cunhado coronel Luciano Lopes Nunes, tendo na oportunidade usado da palavra o embaixador dr. José Manuel Paes Moreira, para enaltecer as qualidades da agraciada, tendo a seguir sido lido o texto da proposta de agraciamento, no qual se destaca que sendo Francelina Nunes a sócia maioritária da empresa Nunes & Irmão, fundada em 1928, e a mais antiga da Guiné-Bissau, «durante e após a guerra civil de 1998-99, apesar da total paralisação da actividade económica, inicialmente, e da sua redução drástica ou estagnação, depois, nunca os funcionários da Nunes & Irmão deixaram de receber os seus salários».
A proposta de agradecimento refere ainda que a Nunes & Irmão «constitui um marco da presença portuguesa na Guiné-Bissau que nos dignifica, pela seriedade, rigor e respeitabilidade que caracteriza a sua actuação do ponto de vista empresarial, mas também pelo comportamento individual dos seus dirigentes ao longo das três gerações da família Nunes, que evidenciaram elevada estatura moral, capacidade de inserção na sociedade local, generosidade e coragem, tendo estas últimas qualidades ficado bem expressas durante o conflito iniciado a 7 de Junho de 1998 e, em particular, sido exibidas pela Senhora D. Francelina Nunes, ao tomar a decisão de ficar em Bissau quando eclodiu a guerra civil».
Considerando que a família Nunes constitui um bastião da presença portuguesa na Guiné, onde os portugueses obtiveram refúgio no período inicial do conflito na Guiné-Bissau, o documento refere ainda outros serviços prestados, particularmente por Francelina Nunes, que elevando Portugal foi por isso agraciada pelo Presidente da República.
Finda a leitura do texto da proposta de agradecimento foi a cerimónia de imposição da condecoração a Francelina Nunes, seguindo-se um jantar na Embaixada de Portugal, onde além dos filhos e dos convidados participaram ainda representantes portugueses na Guiné-Bissau para a área da Cooperação e da Cultura.
Natural do Cadafaz, viúva o também nosso saudoso conterrâneo Artur Alberto Lopes Nunes e filha dos também saudosos António de Almeida e Adelaide Fernandes de Almeida, Francelina Nunes é mãe do dr. Miguel Lopes Nunes e Alexandre Lopes Nunes, ambos empresários estabelecidos na Guiné-Bissau.
A firma Nunes & Irmão foi criada em Bissau em 1927 pelos irmãos Gentil Lopes Nunes (já falecido e sogro de Francelina Nunes) e Artur Lopes Nunes, naturais do Cadafaz, e este contando já a bonita idade de 96 anos, reside em Carcavelos e sentiu-se emocionado e orgulhoso pelo reconhecimento, na pessoas de um seu familiar, do Presidente da República e pela casa que ajudou a criar e espera continue por muitos anos na Guiné-Bissau.
 |
in Comarca de Arganil, Nº11577, de 10/11/2005 |