domingo, 4 de outubro de 2009

O Rancho festeja mais um aniversário.

Hoje o Rancho Folclórico Danças e Cantares da Freguesia do Cadafaz – Góis faz anos. Festeja 72 anos, muitos parabéns e que continue a mostrar as tradições da Freguesia do Cadafaz por muitos anos.
Fica aqui a sua história:
Fundado a 4 de Outubro de 1937, pela mão da saudosa D. Maria Amélia Conceição Afonso Neves Nunes da povoação do Tarrastal, uma das oito habitáveis que constituem a dita freguesia.
O Rancho sempre teve como objectivo defender e divulgar o folclore da sua freguesia, tendo sido nos anos oitenta continuado o trabalho de recolha, não só de danças e cantares, como de usos costumes sociais, trajes populares tradicionais e religiosos.
Para além dos trajes de noivo/noiva, de " vêr a DEUS" e de trabalho, o rancho apresenta as diversas actividades que ao longo dos tempos marcaram um todo na vivência serrana da nossa freguesia, fundada eclesiasticamente nos finais da Idade Média, 16 de Novembro de 1560, pelo então Bispo de Coimbra, D. João Soares.
Desde a sua fundação, o rancho tem participado em festivais a nível Nacional, festas e romarias, editou os seus cantares em cassete em 1985 e 1994, estando para 2010 a edição de um CD. Participou também no programa televisivo "Praça da Alegria" e no Portugal Português. Organiza anualmente o seu festival de folclore, bem como encontro de tocadores de concertina, guitarra e harmónio, aquando das festas da sua Padroeira NOSSA SENHORA DAS NEVES em 5 de Agosto.
in Cadafaz Rancho Folclórico.hi5
Faço uma pequena homenagem a 2 senhoras, penso que eram as mais "jovens", que fizeram parte do rancho aquando da sua reactivação em 1982.
A Ti Lucinda Gaspar e a Ti Prazeres Vidal, foto de Albertino Vicente

Sem comentários:

Enviar um comentário

Agradeço a sua visita e o seu comentário.
Informo que comentários anónimos não serão publicados.
Paula Santa Cruz