quinta-feira, 1 de outubro de 2009

As descapeladas, debulhadas e a secagem do milho.

O mês de Setembro é o mês da apanha das espigas de milho, das descapeladas, das debulhadas e da secagem, hoje poucas pessoas no Cadafaz o cultivam. Mas antigamente era altura de convívio ao serão, onde a aldeia juntava-se, um dia em casa de uma pessoa, no dia seguinte noutra casa, etc.

Espigas ainda verdes

Espigas já secas

Para os mais jovens era uma festa, porque no fim do serão, os donos ofereciam figos, broa, aguardente e jeropiga, para quem quisesse comer e beber. Quando alguém encontrava uma espiga vermelha era tradição dar um abraço, os namorados aproveitavam essas alturas para dar o tão ansioso abraço.
Antigamente as espigas eram “malhadas” com um pau, para soltarem os grãos de milho, mas também havia quem tinha uma debulhadora. Esta máquina fazia o trabalho mais rápido e menos cansativo para as pessoas.

Uma debulhadora

O milho era depois estendido na Eira, do amanhecer até ao anoitecer, para secar. No fim do dia era erguido para o limpar, isto durante uns dias.
Com o milho já seco era colocado em arcas onde era guardado até ser utilizado para o consumo dos animais e para a moagem da farinha, para fazer o pão e a broa.


O milho estendido na eira da Boiça, foto de Cila Nunes

O erguer do milho, foto de Cila Nunes

O recolher do milho, foto de Cila Nunes

Sem comentários:

Enviar um comentário

Agradeço a sua visita e o seu comentário.
Informo que comentários anónimos não serão publicados.
Paula Santa Cruz