terça-feira, 13 de setembro de 2011

Rancho “Danças e Cantares” Promoveu Encontro de Tocadores e Anunciou Marcha Popular da Freguesia de Cadafaz

A exemplo dos anos anteriores, a direcção do Rancho Folclórico “Danças e Cantares” da Freguesia do Cadafaz, promoveu no passado dia 6 de Agosto, o 5º Encontro de tocadores de concertina, guitarra e harmónio da Serra da Mata e aproveitou o momento para anunciar que também irá dinamizar a Marcha Popular da Freguesia de Cadafaz.
O evento que ocorreu aquando das Festas em honra de Nossa Senhora das Neves, Padroeira de Cadafaz, iniciou pelas 11 horas, com a concentração de todos os tocadores inscritos, no Adro da Igreja Paroquial e continuou com arruada pelas ruas da povoação de Cadafaz.
Do programa constou ainda o almoço convívio, servido na Casa de Convívio do Povo do Lugar de Cadafaz e a subida de todos os tocadores ao coreto, no Largo da Igreja, onde tiveram a possibilidade de mostrar que os instrumentos musicais estão bem vivos entre o povo desta região.
Apesar da chuva que teimou em espreitar, ninguém arredou pé porque a tarde era de música, sendo de realçar a participação do já conceituado grupo de concertinas “Sons da Serra” de Oliveira do Hospital, bem como, do grupo anfitrião “Tocata do Rancho Danças e Cantares da Freguesia do Cadafaz”, composto por Mário Neves, Márcio Neves, Carlos Neves, João Henriques e Fernanda Pires.
À guitarra, bem à moda portuguesa, Manuel Fernandes e seu amigo foram outro sucesso, contando o programa ainda com exíguos tocadores provenientes de Castanheira de Pêra, Lousã, Poiares, Tábua, Colmeal e Cadafaz, mais concretamente: Gonçalo Vidal, Armindo Vidal e José Vidal de Cadafaz; Abel Santos de Castanheira de Pêra; Artur Antunes, de Tábua, Jaime Santos de Malhada, Colmeal; Mário Piedade de Lousã; Hortênsio Miguel de Castanheira e Fausto de Vila Nova de Poiares.
Durante o almoço, que contou com mais de 130 presenças, a mesa de honra muito bem composta ostentou Paula Santa Cruz, Márcio Neves e Mário Neves dos corpos gerentes da direção do Rancho organizador, Dr. Mário Garcia, vereador da Câmara Municipal de Góis e Armindo Neves em representação da Junta de Freguesia de Cadafaz.
A iniciar o momento dos discursos, Mário Neves agradeceu a presença de todos os que participaram no evento, bem como, aos que se associaram ao almoço e contribuíram com o seu trabalho ajudando a servir a refeição, confecionada pelo restaurante Beira Rio, para quem deixou também uma palavra de agradecimento, pela forma como este restaurante sempre colaborou com o Rancho.
Em nome da organização, Mário Neves deixou também um obrigado para todos os elementos do Rancho Folclórico, que muito ajudaram para que o encontro de tocadores voltasse a ser uma realidade, deixando ainda uma palavra para a Junta de Freguesia de Cadafaz e para a Câmara Municipal de Góis, pelo seu indispensável apoio.
Mário Neves aproveitou ainda o momento para informar que o Rancho Folclórico Danças e Cantares da Freguesia do Cadafaz irá promover as Marchas Populares para a próxima época dos Santos Populares e lançou o convite a todos os que quiserem associar a esta marcha.
O vereador da Câmara Municipal de Góis, Dr. Mário Garcia, enalteceu o evento, que conforme frisou, foi apoiado financeiramente pela autarquia e realçou o facto da Câmara valorizar este tipo de iniciativas e continuar disponível para apoiar, dentro das possibilidades. Da mesma opinião partilhou Armindo Neves, que, em nome da Junta de Freguesia de Cadafaz se disponibilizou para continuar a apoiar o Rancho desta terra. Armindo Neves deixou ainda uma saudação para todos os tocadores que decidiram participar neste encontro e um convite extensivo a todos para que façam de Cadafaz um local de eleição, visto que, conforme mencionou: “Cadafaz é dotado pela beleza… é uma terra onde as pessoas sabem receber com um sorriso nos olhos”, pelo que, o representante da Junta apelou para que visitem as nove aldeias da freguesia de Cadafaz e terminou deixando um incentivo a todos os tocadores para que continuem a divulgar a música e a região.
Durante o almoço convívio, a pedido de Mário Neves, foi ainda guardado um minuto de silêncio em honra de Miquelina Almeida Pina, recentemente falecido no Cadafaz e do saudoso tocador de concertina Leonel Henriques como forma de recordar estes dois nomes que, embora não marcando presença corporal não deixaram de marcar presença na memória dos convivas.
in O Varzeense de 15 de Agosto de 2011

Sem comentários:

Enviar um comentário

Agradeço a sua visita e o seu comentário.
Informo que comentários anónimos não serão publicados.
Paula Santa Cruz