A contrastar com o dia anterior que foi chuvoso e frio, o domingo amanheceu com sol e com uma temperatura mais agradável. O que ajudou muito na visita pascal.
Como vêm sendo habitual todos os anos, os Cadafazenses que vivem noutras localidades, como Lisboa e arredores, Góis, Lousã, Aveiro, Guiné, etc. deslocaram-se em grande número até ao Cadafaz para passar esta quadra.
A missa e a procissão foram muito concorridas, vindo pessoas de todas as aldeias da freguesia.
A festa começou no sábado com o tocar do sino, que este ano esteve a cargo da Cila Nunes e que depois passou o testemunho ao seu filho Miguel.
Este tocar de sinos fez relembrar como era antigamente celebrado o Sábado de Aleluia: em que se começava a ouvir às 10 horas da manhã e prolongava-se até à meia-noite.
A seguir à procissão deu-se inicio á Visita Pascal no Cadafaz, com os tradicionais cantos, uns cantavam: Aleluia, Aleluia, outros respondiam: Ressuscitou Jesus, filho da Virgem Maria.
Fotos da Visita Pascal:
O Carlos Alves com a Cruz do Senhor:
O Sr. Luciano Domingos deu as Boas Festas:
O Américo Antunes com a sineta e a água benta:
Os Srs. Anselmo dos Santos e Manuel Antunes com as lanternas:
O Ti Albertino Vicente com o saco das ofertas:
Grupo do Compasso 2010:
Depois de um almoço, muito rápido os membros do Compasso tiveram de continuar a percorrer a freguesia, mas desta vez em dois grupos.
O grupo que fez a visita pascal no Cadafaz seguiu para a Candosa, Capelo e Sandinha. Na Cabreira formou-se um segundo, que deu as Boas Festas nessa aldeia e no Corterredor. Aí, reuniram-se os dois grupos para chegarem ao Cadafaz juntos.
Desde há uns anos atrás as Boas Festas são dadas no domingo em toda a freguesia. Antigamente a visita pascal só se realizava ao domingo no Cadafaz. Nas restantes aldeias da freguesia, as Boas Festas eram dadas à segunda-feira. Começando as 9 horas da manhã na Candosa e chegando ao final da tarde ao Cadafaz.
Perto das 17h30 foram-se juntando pessoas no Santo António á espera da Cruz do Senhor.A assistência à espera da chegada do Senhor:
A Cruz a ser beijada à chegada ao Cadafaz:
A procissão com os 2 grupos a caminho da igreja, fazendo-se ouvir novamente o canto: Aleluia, Aleluia, Ressuscitou Jesus, filho da Virgem Maria.
Palavras finais dentro da igreja com o grupo do Cadafaz e da Cabreira:
O interior da igreja vista do coro:
Já eram quase 19 horas quando entramos na Igreja para finalizar a celebração da Visita pascal 2010.
Viu? Cá estou de novo a bisbilhotar. Bonito relato da Festa Pascal no seu sítio.
ResponderEliminarGostei de ver.
Beijo
Olá Guida,
ResponderEliminarMais uma vez obrigada pela sua visita, é sempre bem-vinda.
Bjs
Bom dia Paula!
ResponderEliminarMais uma vez fiquei maravilhada com as tuas fotos e descrição. Eu estava presente na missa do Domingo de Pascoa no Cadafaz, assisti à entrega da Cruz do Senhor Jesus aos elementos que posteriormente fizeram as visitas Pascais nas aldeias que tu descreves. No Corterredor fui muito giro, correu bem e é sempre bom reviver as tradições, esperamos que nunca acabem.
Tenho fotos que tirei no domingo de Páscoa à Procissão que bem dar volta ao adro, se as quiseres publicar eu envio-tas. São da tua terra e tens todo o direito a ser tu a publica-las no teu maravilhoso Blog.
Um beijo
Eugénia Santa Cruz
Olá Eugénia,
ResponderEliminarÉ sempre bom recordar as tradições antigas e dar a conhecê-las para as gerações vindouras.
Agradeço e fico à espera das suas fotos para as colocar aqui.
O meu blogue não é maravilhoso é somente um igual a tanto outros que existem na blogosfera, dos quais os seus também fazem parte.
Bjs