Em 1926, foi formada em Cadafaz uma Comissão Angariadora, cujo fim seria para custear as despesas com a construção de um chafariz (julga-se ser o primeiro) cujos elementos eram constituídos pelo então Padre António Marcelino desta paróquia, José Antunes Santos, José Simões Alves, José Maria e José Francisco Simões. Segundo doc. era composta de criaturas que mereciam muita consideração e estima.
Também em Lisboa foi formada outra comissão da qual faziam parte, João Martins Carneiro, Manuel Martins dos Santos, Luiz Martins Neves, Joaquim Santos e Manuel dos Santos.
Feita a planta e medição da nascente – Portos – até ao local onde este seria feito, no Adro e, verificados os custos, orçaria em 5.000$00 – o assunto assustou… pensava-se não ser preciso tanto. Mas com peditórios no Cadafaz em Lisboa, com o alerta que os ordenados eram baixos não seria possível aos conterrâneos contribuírem com grande importância. O certo é que o chafariz foi feito, encostado à parede da Igreja, junto às escadas da porta lateral. Doc. Trs.)
Porém, passados poucos anos, este foi retirado e construído outro em 1935, pela Liga de Melhoramentos da Freguesia de Cadafaz, ao cimo das escadas de Barroca, em mármore com duas bicas e pia.
Alguns anos depois (por obras no Largo e corte das arvores) este desapareceu e construíram um mais pequeno, encostado a uma das casinhas existentes, com um nicho de António, mas nem este lhe valeu e, em 2001, foi feito o alargamento do Adro, com demolição das restantes casas, e o chafariz dizia adeus e as suas peças depositadas ao pé do Calvário, até que a pouco e pouco foram desaparecendo. E aparece outro Fontenário embutido na grade de ferro de resguardo do largo.
Na mesma ocasião alguém decidiu fazer um em xisto, bem idealizado mas escondido, à porta da sacristia (ainda resiste).
Mas, as mudanças continuam e em 2009 tira-se a grade e Fontenário rebusca-se o que resta algures do chafariz de 1935, foi remodelado e transformado num chafariz e Monumento ao regionalismo da freguesia e colocado no local onde tinha sido feito anteriormente. – Será desta que Cadafaz entra no Livro do Guinness?...
Cadafaz, Setembro 2010in O Varzeense de 30 de Setembro de 2010
Sem comentários:
Enviar um comentário
Agradeço a sua visita e o seu comentário.
Informo que comentários anónimos não serão publicados.
Paula Santa Cruz