No domingo, dia 24, decorreu a tradicional visita pascal. A missa foi celebrada às 10 horas seguida da tradicional procissão, durante todo esse tempo ouviu-se o sino a tocar.
Logo de seguida, iniciou-se o Compasso, que como sempre foi muito participado, o tempo também ajudou.
Grupo do Compasso:
Como vem sendo hábito são formados 2 grupos, um deles dá as Boas Festas na Candosa, em Capelo e Sandinha. O 2º grupo começa na Cabreira, no Tarrastal (se houver pessoas) e Corterredor. É nesta aldeia que se reúnam os 2 grupos e chegam juntos ao Cadafaz, onde estão algumas pessoas à espera para acompanhar a Cruz até à Igreja.
Engraçado como estas visitas ocorrem nas vilas e aqui nem se ouve falar nisto...a tradição já não é o que era....!!!
ResponderEliminarA tua mana falou que gostas de ler, assim como eu..então que livros gostastes mais até agora?
bjs
Paula, mais uma vez aqui deixaste bem explicito, através destas lindas fotos, o que são as Boas Festas nas nossas aldeias.
ResponderEliminarO meu domingo foi bem preenchido e com muita alegria, pois comecei no Cadafaz de manhã, ai assisti à saída do compasso para visitarem as casas do Cadafaz .
De tarde foi no Corterredor e ainda consegui ir à minha terra ( Cortecega) assistir às Boas Festas de lá, no final ouve um lanche. Foi muito bom reviver o passado.
Também coloquei algumas fotos nos Blogues de Cortecega e Corterredor, não com a mesma qualidade, pois tu estás a ficar perita em fotos.
Um beijo
Eugenia Santa
Estrela,
ResponderEliminarNo concelho de Góis a tradição ainda é o que era, é bom poder transmiti-las aos mais novos.
Eugénia,
Sim já expreitei os seus blogues, as suas fotos não estão muito más, mas o que ajuda também uma foto a ficar bonita é a máquina e claro o fotógrafo.
Bjs