quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Folhas Soltas de Cadafaz por A.Silva

Quem foi José Henriques de Almeida
Não pretendo com os meus artigos diferenciar este ou aquele conterrâneo, pois, que todos mediante as suas possibilidades, acalentavam o sonho de engrandecer a sua aldeia.
José Henriques de Almeida, natural desta povoação, foi também um dos que deu um pouco de si em pro da comunidade cadafazense. Tal como os da sua geração, fez parte da exaustiva pesquisa do volfrâmio nesta freguesia do qual nos contava alguns episódios menos felizes. E, na expectativa de melhor futuro seguiu para Lisboa. Empregou-se na C. Carris, foi funcionário no Ministério do Interior entre outras profissões. Foi Presidente da União Recreativa de Cadafaz, fez parte da Assembleia de Freguesia e em 1960 desempenhou o cargo do Posto de C.T.T. de Cadafaz. Em 1985, é nomeado presidente do Rancho de Danças e Cantares da Freg. cuja reorganização e Federação no INATEL foi o seu grande esforço tal como o da sua esposa, não se poupando a tentativas de angariação de fundos desde almoços, passeios e atuações. Pelo que, conseguiram não só apetrechar a Casa de Convívio com utensílios de cozinha e serviços de louça para os banquetes de confraternização e não só. Também a remodelação de roupa e calçado para o rancho foi uma das suas preocupações, o que na altura não era fácil devido aos valores monetários, damos como exemplo o custo de calçado adequado – 350.000$00 – sendo obtido com ofertas apenas 220.000$00. Comprou também instrumentos musicais, como uma concertina no valor de 150.000$00, aparelhagem sonora, etc. Não restam dúvidas que foram os melhores anos de êxitos do Rancho Folc. de Cadafaz. Mas a doença não se compadeceu, pelo que, em 1996, passou o cargo. E em 1997 foi-lhe atribuída a Medalha de mérito do Município de Góis, pelo Sr. Pres. José Cabeças.
Sabemos que os anos passam; as pessoas desaparecem e os seus feitos ficam por vezes incógnitos. Creio que devem ser transmitidos às novas gerações. Só assim eles perdurarão.
in O Varzeense de 15 de Janeiro de 2012

Sem comentários:

Enviar um comentário

Agradeço a sua visita e o seu comentário.
Informo que comentários anónimos não serão publicados.
Paula Santa Cruz