quinta-feira, 28 de junho de 2012

Lar da freguesia de Cadafaz Um Marco na História




9 de junho do ano 2012, o dia que marcou história na freguesia de Cadafaz, data marcante para todo o vale do ceira e concelho de Góis. Promovido pelas Caritas Diocesanas de Coimbra, conjuntamente com a Comissão Pró-Lar da freguesia de Cadafaz, foram convidados a visitar, pela primeira vez, as instalações do novo lar, localizado na povoação da Cabreira, freguesia de Cadafaz do concelho de Góis a comunidade local. É uma obra imponente, apresentando uma arquitetura moderna e funcional, tendo os técnicos projetistas e construtores ajustado a forma à funcionalidade. Foi projetado para várias valências: 28 quartos duplos para residentes e entre 50 a 60 utentes para cento de dia e apoio domici1iário. A obra está em fase de acabamento, a bom ritmo, prevendo-se a sua inauguração para outubro ou novembro próximo.
Pelas 11 horas o Sr. P.e Luís Costa, presidente da Caritas Diocesanas de Coimbra, recebeu os visitantes: entidades oficiais, representantes das coletividades e habitantes da freguesia de Cadafaz e circundantes dirigindo algumas palavras aos presentes: "queremos que a nova casa esteja efetivamente no coração de todos os habitantes da freguesia de Cadafaz e circundantes, é um refúgio natural, um cantinho do céu já cá na terra.", foram palavras no início da visita às instalações que foram percorridas pelos imensos visitantes de forma fácil. Para mostrar a boa acessibilidade das instalações o Sr. P.e Luís convidou um dos idosos mais velhos da freguesia, o Sr. Manuel Rodrigues, com cerca de 90 anos, percorreu as instalações na sua companhia, da Sr.ª Dr.ª Maria de Lurdes Castanheira, presidente da Câmara Municipal de Góis, elementos da comissão Pró-Lar Senhores: Daniel Neves, Feliciano Batista, Jorge Veiga, Artur Neves e Casimiro Vicente este também presidente da Junta de Freguesia de Cadafaz e o sr. P.e Carlos Cardoso, pároco de Góis. O Sr. Presidente da Caritas foi explicando a funcionalidade dos espaços.
Seguiu-se um almoço, onde não faltaram muitas iguarias oferecidas pelos visitantes e a confraternização entre todos, findo o qual voltou a usar da palavra o Sr. P.e- Luís, agradecendo a presença de todos, reafirmando o inegável valor da obra, dizendo: "Já não é uma promessa, é uma certeza. De mãos dadas vamos terminar o bem começado. Por isso o envolvimento de todos tem de ser total e significativo." Continuou a sua intervenção, apresentando a todos, de forma inequívoca o valor que a obra representa para todos e continuou: " .... a conjugação de vontades, a partilha de recursos e a decisão de arriscar ir em frente, gerou algo nos orgulha a todos". Terminou a sua intervenção abrindo oficialmente as candidaturas ao Lar e da ocupação dos postos de trabalho, que serão brevemente formalizadas.
Deu de seguida a palavra à comissão Pró-Lar. Usou da palavra o Sr. Daniel Neves, agradecendo, a presença dos visitantes, referindo o empenhamento de todos na referida obra, nomeadamente o contributo do já falecido Presidente da Câmara Municipal de Góis, Sr. Girão Vitorino, das instituições da freguesia nomeadamente comissão Pró-Lar, comissão de compartes da freguesia, coletividades e particulares que já contribuíram monetariamente para a obra. Referiu que para já não divulgava nomes, dos particulares que já comparticiparam a obra e já foram alguns, deixando para o dia da inauguração. 
Apelou para a participação de todos, já que o valor da obra é muito avultado, cerca de dois milhões de euros, referiu a boa participação da Câmara Municipal de Góis e à boa participação dos compartes da freguesia. Terminou referindo-se à coragem do Sr. P.e Luís, presidente das Caritas em ter pegado na obra, acreditando no projeto.
A terminar as intervenções, a Sr.ª Dr.ª Maria de Lurdes Castanheira, presidente da Câmara Municipal de Góis, reconheceu o valor da obra para a freguesia de Cadafaz, todo o Vale do Ceira, concelho de Góis e para a nossa região. Reconheceu a boa orientação geográfica do edifício, a beleza da sua arquitetura e a sua funcionalidade, felicitando a instituição dona da obra e os técnicos envolventes. Prometeu que a Câmara continuaria a apoiar o lar, disponibilizando-se para que juntos, perante as entidades políticas, interferir na obtenção de acordos sociais.
Findas as intervenções tiveram lugar uma tarde cultural, atuando o Rancho Folclórico Serras do Ceira, exibindo alguns números do seu reportório e um grupo de animação da região, de forma gratuita, permitindo aos presentes desfrutar dos acordes musicais aproveitando para apresentarem os seus dotes de dança.
Assim terminou um dia esperado e desejado há mais de uma dezena de anos.
Isabel Neves

in O Varzeense de 15 de junho de 2012


Sem comentários:

Enviar um comentário

Agradeço a sua visita e o seu comentário.
Informo que comentários anónimos não serão publicados.
Paula Santa Cruz