quarta-feira, 26 de novembro de 2014

Notícia de outrora

Os dirigentes e associados da União pelo Progresso do Cadafaz reuniram-se num almoço de confraternização

LISBOA, 5—Como tínhamos anunciado, realizou-se no passado dia 28 o almoço de confraternização promovido pela direção da União pelo Progresso do Cadafaz, que teve lugar no restaurante Alcobaça, na Calçada do Sacramento, n° 19, em Lisboa. Cerca de 50 convivas tomaram parte neste almoço de confraternização, que decorreu com grande animação, embora fosse o primeiro almoço que esta coletividade organizava.
Presidiu o sr. Benjamim de Almeida, presidente da Assembleia geral.
Usou da palavra, em primeiro lugar, o presidente da direção, sr. Fernando Alves de Almeida, que disse o seguinte: «Este é um dia inolvidável da vida desta colectividade. É a primeira vez que temos a boa sorte de encontrar naturais da mesma terra e freguesia em tão alegre convívio. Agradeço reconhecidamente, em nome da direcção a todos os presentes a sua comparência e também àqueles que, embora ausentes, não deixarão de estar connosco em pensamento. A nossa colectividade é bastante jovem, pois foi criada apenas há oito meses. Nasceu por iniciativa dos filhos do Cadafaz, precisamente por causa da estação dos correios. Foi, como todos sabem, o motivo da sua criação, e com satisfação podemos dizer que todos nós respondemos imediatamente, tornando possível arranjar a verba mensal para pagar ao encarregado do posto. Temos aspirações em tornar Cadafaz mais adiantado, mas para que isso se realize é indispensável que todos lutem. Não poderemos ter apenas ideias, é necessário que todos contribuam com a sua parte, para que os conterrâneos mais experientes, ainda afastados, se aproximem. Precisamos da ajuda de todos. Não podemos estar afastados, e é preciso paciência, sinceridade e desejo em estar de acordo e, sobretudo, que aqueles mais bafejados pela sorte não se esqueçam da terra que lhes serviu de berço, para que um dia se possam orgulhar dela. Aproveito também para, em nome da direcção, agradecer ao sr. Manuel Martins dos Santos a sua presença. Isso vem confirmar mais uma vez o carinho, a compreensão e a alegria com que acompanha as actividades dos naturais do Cadafaz. A terminar, brindo pela saúde e prosperidade de todos vos e da nossa colectividade».
Em seguida, o sr. Guilherme Simões Vicente, 1.° secretário da direcção, em nome da União pelo Progresso de Cadafaz, agradeceu à imprensa de Arganil e seus redactores em Lisboa, Claudino Alves de Almeida e António Lopes Machado, e ainda ao sr. Presidente da Junta de Freguesia do Cadafaz, pela boa colaboração prestada às iniciativas desta colectividade.
Depois, usaram da palavra os srs. Manuel Martins dos Santos, que leu uma carta que tinha recebido do sr. Gentil Lopes Nunes, o que a direcção da colectividade registou com profundo reconhecimento; Fernando Carneiro, garantindo que no espaço de dois anos deve estar a freguesia do Cadafaz electrificada; Afonso Baptista de Almeida, que elogiou os cadafazenses pela criação daquela colectividade, para tratar do engrandecimento de toda a freguesia; e Artur Alberto Nunes, que enalteceu as Iniciativas daquela agremiação.

in a Comarca de Arganil de 8 de junho de 1961

Sem comentários:

Enviar um comentário

Agradeço a sua visita e o seu comentário.
Informo que comentários anónimos não serão publicados.
Paula Santa Cruz