quarta-feira, 2 de dezembro de 2015

Almoço do 53º aniversário da União Recreativa do Cadafaz

Realizou-se no passado dia 28 de novembro de 2015, o almoço do 53º aniversário da União Recreativa do Cadafaz. Como vem sendo habitual este realizou-se na Casa de Convívio do Cadafaz e mais uma vez esta encheu-se, para acolher sócios e amigos da União, eram cerca de 100 pessoas. Antes do almoço realizou-se uma missa pela alma dos sócios falecidos.


Estiveram presentes como representantes das entidades locais, o vice-presidente da Câmara Municipal de Góis, Dr. Mário Garcia; pela União das Freguesias de Cadafaz e Colmeal, o presidente da Junta Sr. Carlos Jesus, o secretário António Martins e o tesoureiro, António Almeida; pelo Conselho Diretivo da Assembleia de Compartes dos Baldios da Freguesia do Cadafaz, o Sr. Artur Neves, pela Cáritas Diocesana de Coimbra, a D. Sófia. Também esteve presente o Sr. Engº António Gil, presidente da Comissão de Melhoramentos da Cabreira. Pela União Recreativa estiveram presente o Vice-presidente da Direção Valdemar Nunes, pela Assembleia Geral, o presidente Sr. Engº Carlos Martins e o secretário, Dr. Armindo Alves.

























No final do Almoço discursaram as várias entidades públicas:


 O Vice-presidente da Direção, Valdemar Nunes, agradeceu a presença de todas as entidades e a todos que estavam neste almoço. Felicitou o Sr. Engº Carlos Martins pela nomeação e tomada de posse como Secretário de Estado do Ambiente e desejou-lhe muitas felicidades. Por fim agradeceu à Paula Pires Santa Cruz pela ajuda na organização deste almoço.



A seguir o presidente da União de Freguesias, Sr. Carlos Jesus, felicitou todos os presentes, principalmente o Sr. Secretário de Estado do Ambiente, Sr. Engº Carlos Martins e todos os associados. Informou que os elementos da Junta de Freguesia estavam com muita satisfação neste almoço.
Disse que conhecia e tem trabalhado com o Sr. Engº Carlos Martins há mais de 30 anos no regionalismo, nutre por ele um sentimento de amizade e respeito, felicitou-o pela indigitação.
Sobre a fibra ótica, disse que a fibra veio parar ao Cadafaz devido as reclamações que sempre fizeram e por não terem condições de telefones e Internet. Hoje tem fibra, mas não conseguiu ter cá a rede móvel. Mas com esta janela que se abre com a nomeação do Sr. Engº Carlos Martins para Secretário de Estado do Ambiente, está esperançado que brevemente tenha rede de telemóveis.
Informou que a União de Freguesias de Cadafaz e Colmeal tem um serviço em rede designado por e-freguesias, onde qualquer cidadão a residir em qualquer parte do mundo poderá aceder logo que esteja a funcionar. A União de Freguesia foi uma das 1000 freguesias que se candidataram para a modernização administrativa, promovido pela ANAFRE. Com esta candidatura receberam dois conjuntos de equipamento informático.
Continuou dizendo que isto não inviabiliza que tenha melhores condições rodoviárias. Em abril de 2015 tinham pedido num ofício à Câmara Municipal de Góis a reparação da estrada que passa da parte de cima da Casa de Convívio e que a reparação no mínimo tinha de ter ido até aos Portos.
A Casa de Convívio tem uma pequena melhoria, porque foram colocadas novas janelas e tratadas as restantes, mas a curto prazo e logo que seja possível o espaço das casas de banho, será restaurado porque este não está bem e espera que no próximo convívio já esteja arranjado.



O Vice presidente da Câmara Municipal de Góis, Dr. Mário Garcia, disse que este era um momento único por ter aqui presente um membro do Governo, que é presidente da Assembleia Geral da União Recreativa do Cadafaz. Saudou todos em geral em representação da Srª presidente da Câmara Municipal de Góis. Felicitou a União Recreativa do Cadafaz pela persistência em organizar estes convívios e que parece que o Cadafaz tem uma grande União. A autarquia continua a valorizar a existência destas reuniões.
Disse que até ao final do ano, o que falta reparar da estrada até aos Portos estará feito e que pensam melhorar a ligação à Nacional 2.
Finalizou que no futuro é incontornável a ajuda do nosso Secretário de Estado, já que tem gosto e ama o Cadafaz vai ser fácil, por fim acabou dizendo que o seu sucesso será o nosso sucesso.



O Dr. Armindo Alves, secretário da Assembleia Geral pediu para tomar a palavra, porque por várias vezes chamaram a União Recreativa do Cadafaz como União Progressiva do Cadafaz, disse que a União não tem no nome Progressiva, mas sim Recreativa porque no antigo regime não gostavam do progresso, mas que mesmo Recreativa progredimos na mesma. Disse que precisamos limar algumas arrestas, que a União precisa continuar e contamos com todos.



Por fim, discursou o presidente da Assembleia Geral da União Recreativa do Cadafaz, Sr. Engº Carlos Martins. Cumprimentou os representantes da Câmara Municipal de Góis, da União das Freguesias e o vice presidente da Direção Valdemar Nunes. Não deixou de dar uma palavra ao ex-presidente da Direção, Sérgio Martins, que se demitiu devido a motivos familiares e espera que depois de estarem resolvidos, possa novamente voltar, já que o Sérgio foi o motor para um recomeço da União Recreativa do Cadafaz.
Disse que estava neste almoço na qualidade de presidente da Assembleia Geral da União e não como Secretário de Estado. Informou que assumiu logo ao 1º convite e era um desafio que não podia recusar, visto ter vindo do Sr. Primeiro-Ministro.
Emocionado, falou dos seus pais, pessoas muito simples, e disse que apesar de simples podemos chegar longe. Lembrou acontecimentos da sua infância quando vinha passar os 3 meses das férias de verão em casa da sua tia América e do primo Zé Alves, das brincadeiras que tinha com algumas pessoas das quais duas estavam presentes, a Isilda e a Cidália, pensa que aprendeu muito no Cadafaz. Espera que no futuro possa ajudar a um Cadafaz melhor.
Disse que com a idade de 8/9 anos ia aos domingos para a U.R.C. com o seu pai para a Casa do Concelho de Góis e relembrou o Sr. Tenente Coronel Américo Alves Martins que era um grande motor da União Recreativa do Cadafaz na altura. Mais tarde, executou funções nas Assembleias Municipais de Góis, não deixou de recordar o Sr. Virgílio Nunes dos Reis, porque nunca é demais relembrar esses momentos.
Disse que costuma terminar deixando cadernos de encargos, desta vez deixa uma mensagem essencial que é: tenham boas ideias para desafiar o governo e o Ministério do Ambiente. Terminou dizendo que podiam contar com ele para um Cadafaz melhor, Góis melhor e Portugal melhor.




Depois dos discursos foram entregues as placas dos sócios que contemplaram este ano 50 anos de associados e que foram Maria Amélia Lopes:





Mário Domingos, recebeu a esposa D. Arminda Silva:





Hélder Gaspar:



Ficaram por entregar 3 placas porque os contemplados não nomearam ninguém para as receberem.





Para terminar, decorreu o tradicional leilão, este ano a cargo do José Alves.





Ao serão, juntaram-se algumas pessoas no café para continuarem a conviver.

















Sem comentários:

Enviar um comentário

Agradeço a sua visita e o seu comentário.
Informo que comentários anónimos não serão publicados.
Paula Santa Cruz