quarta-feira, 3 de fevereiro de 2016

Texto publicado no Varzeense


Aqui fica o texto:

Notícias do Cadafaz

Bodo 2016
Realizou-se no passado dia 23 o Bodo. Devido ao domingo ser dia de eleições presidenciais, este ano realizou-se num sábado. Talvez por esse motivo, não trouxe tantas pessoas como nos anos anteriores, mas, mesmo assim o convívio e a boa disposição não faltaram!
A bênção do Bodo decorreu já perto do meio-dia e meia, a seguir realizou-se a celebração da missa. No final efetuou-se a procissão com o andor do Mártir São Sebastião, que aliás ia muito bonito, enfeitado com grandes laranjas.
A entrega do Bodo iniciou-se perto das 14 horas com a distribuição das castanhas, que estavam muito bem cozidas, depois foi o vinho e por fim, o pão.
No final, decorreu o tradicional lanche, das sardinhas assadas e da entremeada grelhada, oferecido pela comissão do Bodo. Foram momentos de muita boa disposição que se prolongaram até muito tarde, primeiro na Casa do Bodo e depois o grupo, dos resistentes, foi até ao café.
O Juiz do Bodo de 2016, António Nunes, agradece à D. Fátima Branco a oferta das castanhas e informa que pelos mordomos de cada povoação foram recebidas as seguintes quantias: Cadafaz: 370 Euros, Candosa: 91 Euros, Capelo: 40 Euros, Sandinha: 105 Euros, Cabreira: 365 Euros e Corterredor: 101 Euros.
Para o próximo ano, o Juiz é o Américo Antunes e os mordomos são: Cadafaz: Filipe Santa Cruz e José António Gomes, Candosa: António Nunes, Capelo: Armando Miguel Santos Neves, Sandinha: Natália, Cabreira: José Manuel Henriques e Virgílio Henriques e Corterredor: José Luís Tomé.
Poderão ver as fotos no meu blogue: http://cadafaz-gois.blogspot.pt

Paula Santa Cruz




1 comentário:

  1. Confesso que não conhecia nada sobre o Bodo e fiquei encantado em conhecer. Toda cultura revela um universo particular, todo universo particular revela uma cultura própria. Parabéns pela postagem, Santa Cruz! Também tenho um blog e ficarei honrado em receber um comentário seu em meu mais recente texto. Um abraço!

    ResponderEliminar

Agradeço a sua visita e o seu comentário.
Informo que comentários anónimos não serão publicados.
Paula Santa Cruz