quinta-feira, 31 de janeiro de 2019

Texto publicado no Varzeense

in O Varzeense de 30 de janeiro de 2019
Aqui fica o texto:

Notícias do Cadafaz

Bodo 2019
Preparativos finais do Bodo
Para finalizar os preparativos para o Bodo, na sexta-feira á noite, dia 18, cozeram-se as castanhas e antes disso realizou-se mais um jantar convívio.
No sábado de manhã, dia 19, chegaram os 1200 pães. O Bodo sempre foi uma festa religiosa muito importante, antigamente pela chegada do pão eram lançados foguetes.
Bênção e entrega do Bodo
Cerca do meio-dia, o Sr. Padre Pedro Simões, juntamente com os mordomos e pessoas presentes dirigiram-se á casa do Bodo para bênção das castanhas, pão e vinho.
Este ano, por estar a chover não se realizou a procissão com o andor do Mártir São Sebastião. No final da missa, iniciou-se a distribuição do Bodo.
Para o ano o Juiz é o Armindo Vidal, os mordomos são os seguintes: Cadafaz – José António Gomes e Valdemar Nunes. Candosa – Victor Henriques. Capelo – Carlos Nunes. Sandinha - António Simões. Cabreira – Luís Filipe Neves e Alberto Carlos Pereira. Corterredor - José Luís Tomé.
Convívio do Bodo
Como é habitual depois da distribuição das castanhas, vinho e pão, realizou-se um almoço convívio em que são assadas sardinhas e entremeada. Apesar da chuva não deixaram de estar presentes várias pessoas que conviveram durante a tarde e princípio da noite. O final da tarde foi animado ao som da concertina tocada pelo Armindo Vidal, acompanhado pelas vozes de Celeste Vidal e Carlos Alves que cantaram o fado e fizeram recordar tempos antigos em que nas festas se ouvia, sempre, tocar e cantar o fado. Mais uma vez a tradição manteve-se!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Agradeço a sua visita e o seu comentário.
Informo que comentários anónimos não serão publicados.
Paula Santa Cruz