domingo, 20 de outubro de 2019

Folhas Soltas de Cadafaz por A. Silva


Temas e Problemas – Parte 4

Após as férias de verão, regressa a monotonia da aldeia, facto a que já nos vamos habituando e tentando resistir mediante os recursos ou benefícios de que dispomos ou nos foram deixando os nossos governantes ou responsáveis pela comunidade, ao longo destes últimos anos e que são deveras exíguos. Parecendo-nos quase um milagre que mesmo assim, são muitos os conterrâneos e familiares, que nos alegram com a sua estadia nem que seja por pouco tempo, mas... que se pode esperar, nem só a magia de uma aldeia rural, o contato com a natureza que só por si é quase como um antidoto contra o ambiente vivido na cidade. Atualmente é preciso mais, para os nossos jovens e não só. Mas são estes na maioria a quem ainda possivelmente, lhes corre sangue nas veias herdadas dos seus antecessores e laboriosos bairristas da Liga e União de Cadafaz, que vão fazendo algo diferente no nosso quotidiano.
Não poderei deixar de salientar o trabalho exaustivo levado a efeito pela União Recreativa de Cadafaz, que este ano nos brindou com o Festival das Sopas no Largo de Santo António, foi sem dúvida um dos melhores sucessos. Não terá sido tarefa fácil, deslocações perda de descanso etc. E, dias depois as habituais festividades relativas à União e a Na Senhora das Neves, havendo missa procissão e leilão.
PROBLEMAS:-Trata- -se da colocação das Placas Toponímicas e N° de Policia na povoação de Cadafaz. - Após a notícia de um serviço há muito desejado e obrigatório, ficámos convictos que seria uma realidade (2018). Afinal mais uma vez, serviço feito! Não feito! Resumindo um feito incompleto. Não tento desmoralizar a ação do pessoal presente, mas sim de alguém que os deveria ter acompanhado com conhecimento dos locais. Possivelmente elemento da JF se é que saberá? Vejamos por exemplo:
1)- Foram colocadas Placas Toponímicas onde já havia outra e no mesmo sentido, não havendo nenhuma em sentido inverso. 2) - Foram colocadas algumas placas em locais e depois retiradas. 3) faltam placas em alguns sítios. 4) - N° de Polícia foram marcados alguns em locais onde não era a porta principal de entrada da casa. 5) - Fizeram-se os furos com bucha e parafuso, sendo os números feitos com marcador na parede. Claro que envergonhados desapareceram com a chuva e, como um problema nunca vem só, a seguir recebemos uma informação dos CTT exigindo o preenchimento dos endereços correto com nome de Rua e N° de polícia caso contrário não nos seria entregue a correspondência. Perante esta situação pela qual poderemos ser prejudicados e que se mantém ainda (2019) que podemos fazer. Sei que houve pedidos de informação nos CTT de Góis e nos serviços Camarários, cujas respostas evasivas, nada solucionaram. Também foram dados nomes a ruas ou quelhos conhecidos por outros. Dos quais não foi dado conhecimento a quem ainda cá mora. Talvez não fosse impossível ou dispendioso a afixação de uma informação ou planta num Placard.

Cadafaz, Setembro 2019

in o Varzeense de 30 de setembro de 2019

Sem comentários:

Enviar um comentário

Agradeço a sua visita e o seu comentário.
Informo que comentários anónimos não serão publicados.
Paula Santa Cruz