domingo, 28 de janeiro de 2024

Sessão de apresentação e discussão pública Condomínio de Aldeia - Cadafaz

 


No domingo, dia 21 de janeiro, realizou-se a sessão de apresentação e discussão pública do Condomínio de Aldeia, na sede da União Recreativa do Cadafaz, no Cadafaz, para o efeito estiveram presentes o Presidente da Câmara Municipal de Góis, Sr. Rui Sampaio e o técnico Engº Florestal Sr. Filipe Moreira, que explicou detalhadamente todo o processo ás pessoas presentes.
O sr. Engº Filipe Moreira informou que a candidatura foi apresentada em 2022, no âmbito do Programa Integrado de Apoio às Aldeias Localizadas em Território de Floresta, do Fundo Ambiental, para o Cadafaz o valor financiado é 46.775,74€, a área engloba 12.32 hectares. Este projeto tem de estar executável até 2026 sendo a Câmara Municipal de Góis a entidade promotora e a União Recreativa do Cadafaz entidade parceira do projeto.
Conforme informação no site da C. M. de Góis estes projetos pretendem tornar as áreas envolventes das aldeias mais resilientes aos incêndios rurais, numa faixa de 100 metros ao redor destas aldeias, através da recuperação das infraestruturas existentes, bem como da revitalização das práticas culturais ancestrais utilizadas na área.
O condomínio não se limite à limpeza dos terrenos, vão ser colocados pomares tais como laranjeiras, macieiras e pereiras na zona dos terraços. Para isso vão ser construídos terraços, foi dado o exemplo das vinhas do Douro, também vai ser instalado cerejal nas áreas atualmente ocupadas por acacial e eucaliptal e beneficiação / recuperação e adensamento de souto.
Com o tanque de prevenção dos incêndios que se encontra no cimo da aldeia, o Cadafaz tem um dos melhores reservatórios de água do concelho de Góis e um mini heliporto, vai ser aumentada a altura do tanque do Cima da Cova, as sobras das águas serão para abastecer a piscina.
Irão ser instalados três compostores comunitários para colocação de sobrantes das hortas que serão triturados, a manutenção será feita pela Câmara Municipal de Góis, o produto poderá ser recolhido por qualquer pessoa para adubar as hortas. Será um projeto piloto em Cadafaz e Sacões.
A primeira fase da obra começou na passada quarta-feira, dia 24 de janeiro, e tem a previsão de terminar em meados de junho de 2024.
A manutenção das intervenções efetuadas, será da responsabilidade da Câmara Municipal de Góis nos próximos 5 anos. Este projeto não vem retirar a responsabilidade legal dos proprietários limparem os terrenos, no final desse tempo o objetivo é dos habitantes se mobilizarem para darem continuidade ao projeto.

 







Sem comentários:

Enviar um comentário

Agradeço a sua visita e o seu comentário.
Informo que comentários anónimos não serão publicados.
Paula Santa Cruz