segunda-feira, 10 de agosto de 2009

Monumento em homenagem ao regionalismo

Tendo como símbolo do regionalismo da freguesia a Liga de Melhoramentos da freguesia do Cadafaz, fundada em 1932, a junta de freguesia do Cadafaz prestou uma homenagem ao regionalismo, no domingo, com a inauguração de um fontenário, no Átrio da Igreja, no qual estão inscritos os nomes de todas as Comissões de Melhoramentos e o respectivo ano da sua fundação.
Neste dia de festa, em que as cerimónias foram acompanhadas pela Fanfarra dos Bombeiros Voluntários de Coja e pelo Rancho Folclórico da freguesia do Cadafaz, decorreu ainda a inauguração de uma garagem e carrinha que vai estar ao dispor da junta de freguesia para apoio social, bem como a inauguração de um kit para combate a incêndios.
Após a bênção do fontanário pelo padre Carlos Cardoso, o presidente da Assembleia de freguesia do Cadafaz, Armindo Neves, considerou “um dia histórico para a freguesia”, mostrando-se satisfeito por “se falar neste local de valor dos homens que arrojadamente partiram do escuro em busca de melhoramentos para as suas aldeias encravadas neste Vale do Ceira”. Considerou a inauguração do fontenário “uma forma saudável de transmitir aos nossos vindouros a força e o querer dos nossos antepassados que tudo fizeram por “amor à camisola” para colocar no mapa o nome da terra e das suas gentes”.
Já o presidente da junta de freguesia explicou que o objectivo desta homenagem foi “reconhecer o valor que teve o regionalismo na nossa freguesia”. Lembrando que em 1932 foi criada a Liga de Melhoramentos da freguesia do Cadafaz” com a esperança de criar melhor qualidade de vida para as suas gentes”, Casimiro Vicente contou que esta Liga “foi a alavanca do desenvolvimento das nove povoações nelas associadas”, tendo surgido, a partir da sua fundação, uma Comissão de Melhoramentos em cada uma das aldeias da freguesia. E conclui, “o mármore existente neste pequeno e simples marco histórico, carregado de conteúdo humano, irá perpetuar para os nossos vindouros o início do regionalismo da freguesia de Cadafaz, assim como o seu desenvolvimento”.
Em representação da ADIBER, Associação de Desenvolvimento Integrado da Beira serra, Lurdes Castanheira, congratulando-se com este “tributo ao regionalismo”, enalteceu o facto da Comissão de Melhoramentos de Candosa ser dirigida por uma equipa jovem. “São o exemplo de que o regionalismo está com muita força e é motivo de orgulho para a freguesia”, sustentou a secretária de direcção da ADIBER, mostrando-se também satisfeita por a Associação ser uma “parceira activa” da junta de freguesia.
No uso da palavra, o vice-presidente da Câmara Municipal de Góis, revelou o “grande respeito” que tem pelos regionalistas. Quanto ao fontanário, Diamantino Garcia enalteceu que “temos ali o alimento do coração, o regionalismo que tanto tem feito pelo concelho” garantindo que a junta de freguesia e Comissões de Melhoramentos podem “contar sempre com a Câmara Municipal para vos ajudar”.
O Presidente da Assembleia Municipal de Góis, José Carvalho, reconhecendo o trabalho desenvolvido pelas Comissões de Melhoramentos, advogou que o monumento em homenagem ao regionalismo “veio na hora certa” pois as colectividades “são fundamentais para que as populações continuem a existir”.
Antes do almoço convívio, decorreu ainda a inauguração da garagem da junta de freguesia do Cadafaz, cujo terreno foi oferecido por Carlos Vidal Vicente, benfeitor que na ocasião descerrou uma placa alusiva ao acto, e dirigente da Liga de Melhoramentos da freguesia do Cadafaz.
Refira-se que neste dia usaram ainda a palavra os vários representantes das Comissões de Melhoramentos da freguesia do Cadafaz que aproveitaram para agradecer esta homenagem e recordar a história inerente a cada colectividade. Para além disso, discursou o dirigente do Rancho Folclórico da freguesia do Cadafaz, Mário Neves, o presidente do Conselho Directivo dos Baldios da freguesia do Cadafaz, Artur Neves, que anunciou as receitas que provêm da instalação das eólicas estão reservadas para a criação do Lar da freguesia do Cadafaz, e um representante da Santa Casa da Misericórdia de Góis, Valentim Rosa.
in Jornal de Arganil de 06/08/2009

1 comentário:

  1. Curiosamente nem uma referência à União Recreativa do Cadafaz. A colectividade que uniu os Cadafazenses e da qual é (?) presidente o também presidente da Assembleia de Freguesia. Esta obra resultado da falta de imaginação, de quatro anos de nada fazer no Cadafaz pela Junta de Freguesia e do calendário eleitoral, não disfarça nem esconde o embuste. Mal não é, mas
    agora qual é a melhoria? ah!!! homenagem aos regionalistas. Tenham tino, homenagem era fazer a Assembleia geral e apresentarem contas e dinamizarem a União com os Cadafazenses e para os Cadafazenses. Reparem no Colmeal talvez assim percebam o que deviam fazer e não fazem. Quanto à Junta, uma vergonha. Um só exemplo: é a única freguesia que nem sequer um endereço possui.
    Para ninguém se chatear, somos todos familia, assim se deixa destruir o que com muito esforço outros levantaram, o regionalismo. Regionalismo quer dizer união à volta de objectivos comuns de âmbito regional ou local, com trabalho e dedicação de caracter altruista que é exactamente o que hoje não existe. Hoje o que existem são muitos bicos sempre abertos para as poucas migalhas que existem, comem até as sementes do futuro.

    ResponderEliminar

Agradeço a sua visita e o seu comentário.
Informo que comentários anónimos não serão publicados.
Paula Santa Cruz