quinta-feira, 6 de agosto de 2009

Homenagem no Cadafaz - Monumento perpetua valores do regionalismo

Tendo como símbolo a Liga de Melhoramentos, fundada em 1932, a Junta do Cadafaz, concelho de Góis, decidiu prestar uma homenagem ao regionalismo da freguesia, no domingo, com a inauguração de um fontanário.
No monumento estão inscritos os nomes de todas as Comissões de Melhoramentos e o ano da sua fundação. Deste modo, no fontanário, que foi erigido, como se pode ler na placa alusiva, "pelo empenho, esforço e dedicação de todos os regionalistas da freguesia", é feita referência às comissões de melhoramentos da Cabreira (1953), da Candosa (1955), União Recreativa do Cadafaz (1960), Grupo de Amigos de Capelo (1960), Grupo A Bem da Sandinha (1962), Liga dos Amigos das Mestras (1967), de Corterredor (1975) e Comissão de Melhoramentos e Preservação do Tarrastal (1984).
A cerimónia contou com a presença de vários autarcas, nomeadamente os presidentes da Junta do Cadafaz e da assembleia de freguesia, o vice-presidente da Câmara Municipal de Góis, o presidente da Assembleia Municipal de Góis, elementos da ADIBER, da Misericórdia de Góis, dos Baldios da Freguesia do Cadafaz, bem como os vários representantes das colectividades regionalistas homenageadas.
Após a bênção, do fontanário pelo padre Cardoso, e inauguração o presidente da Assembleia de Freguesia do Cadafaz mostrou-se satisfeito por "se falar do valor dos homens' que arrojadamente partiram do escuro em busca de melhoramentos para as suas aldeias encravadas" no Vale do Ceira. "Estamos a viver hoje um momento único na história do regionalismo cadafazense", reforçou Armindo Neves, louvando a "coragem" do presidente da junta de freguesia, ao erigir o monumento.
Por seu lado, o presidente da Junta do Cadafaz realçou que o objectivo da homenagem foi "reconhecer o valor que teve o regionalismo na freguesia". Lembrando que em 1932 foi fundada a Liga de Melhoramentos da freguesia do Cadafaz, "com esperança de criar melhor qualidade de vida para as suas gentes" Casimiro Vicente contou que a liga "foi a alavanca do desenvolvimento das nove povoações nela associadas". De tal modo que surgiram, a partir da sua fundação, uma comissão de melhoramentos em cada uma das aldeias da freguesia."Acredito que todas as juntas que exerceram funções desde 1932 sentiram, assim como nós, o orgulho de termos nascido no Cadafaz e estariam de acordo com este nosso reconhecimento", disse o autarca, frisando que "o mármore existente no pequeno e simples marco histórico, carregado de conteúdo humano, irá perpetuar para os vindouros o início do regionalismo da freguesia, assim como o seu desenvolvimento".
Em representação da ADIBER - Associação de Desenvolvimento Integrado da Beira Serra, Lurdes Castanheira manifestou-se satisfeita por a associação ser uma "parceira activa" da junta de freguesia. "No âmbito do PRODER, pode contar com o apoio da ADIBER", afirmou.
O vice-presidente da Câmara de Góis, Diamantino Garcia, deixando uma palavra de apreço e de respeito a todos os regionalistas, garantiu que a junta de freguesia e comissões de melhoramentos podem "contar sempre" com a ajuda da autarquia.
O presidente da Assembleia Municipal de Góis, reconhecendo o trabalho desenvolvido pelas comissões de melhoramentos, afirmou que o monumento em homenagem ao regionalismo "veio na hora certa". "Está ali escrito empenho, esforço e dedicação, não encontraria melhores palavras para definir os representantes das comissões", acrescentou José Carvalho, sublinhando que estas colectividades "são fundamentais para que as populações continuem a existir".
Na cerimónia usaram ainda da palavra os representantes das comissões de melhoramentos, que aproveitaram para agradecer a homenagem e recordar a história de cada colectividade, bem como o dirigente do Rancho Folclórico do Cadafaz, Mário Neves, e o presidente do Conselho Directivo dos Baldios da freguesia do Cadafaz, Artur Neves, que anunciou que as receitas que provêm da instalação das eólicas estão reservadas para a criação do Lar da freguesia do Cadafaz, e um representante da Misericórdia de Góis, Valentim Rosa.
in Diário As Beiras, de 05/08/2009 e in http://goisvive.blogspot.com

Sem comentários:

Enviar um comentário

Agradeço a sua visita e o seu comentário.
Informo que comentários anónimos não serão publicados.
Paula Santa Cruz