sexta-feira, 26 de junho de 2009

Os estabelecimentos comerciais de outrora

Num post anterior falei do café que existe no Cadafaz. Há 50 anos atrás, existiam vários estabelecimentos de comércio na aldeia. Os estabelecimentos eram os seguintes:
- Taberna do Sr. José Maria Alves Martins, mais conhecido pelo Ti Zé Tereso onde se situa actualmente a casa da Cila Nunes (era seu avó), no Adro. Aqui também, o Ti Zé Tereso, tinha as instalações do Registo Civil, fazia os assentos de nascimentos, mortes, etc. e depois disso eram enviados para Góis.
- Mercearia do Sr. Carlos Simões, nos pátios, na casa que actualmente tem um espelho.
- Taberna e mercearia da Ti Júlia Alves, esta com os anos foi passando de geração em geração, sendo o Zé e a Alice Alves os últimos a explorarem-na, na Porta Clara.
- Taberna e mercearia do Ti Zé Maria Nunes situada ao pé da Torre do Relógio.
- Loja da D. Elvira Brás, que vendia tecidos, loiças e bugigangas, na Porta Clara.
Também, havia vendedores ambulantes que vinham ao Cadafaz e um deles era da família do Pépio que vinham vender tecidos e montavam a venda no Adro.
Nas festas anuais, vinham 2 irmãs que pertenciam à Cabreira fazerem e venderem cafés, uma delas tinha um nome curioso que era A Morte, não me souberam explicar se era mesmo o nome dela ou se era alcunho.
Mais tarde o Sr. Virgílio Nunes dos Reis, abriu uma mercearia no Santo António, que funcionou até ao seu falecimento. O Sr. Carlos Henriques e o Fernando Pires, meu irmão, mais tarde voltaram a abrir a mercearia.
Hoje em dia, o Cadafaz não tem nenhum estabelecimento de mercearia aberto. Mas durante a semana, são vários os comerciantes ambulantes, que se deslocam para venderem os seus produtos.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Agradeço a sua visita e o seu comentário.
Informo que comentários anónimos não serão publicados.
Paula Santa Cruz