terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Folhas Soltas de Cadafaz por A. Silva

Lar da Freguesia do Cadafaz – Ficção ou Realidade.
Se ficção, já são episódios demasiados repetidos, visto que já duram há cerca de 13 anos publicados em artigos, discursos, promessas e algumas verbas certamente despendidas. Quanto à realidade ela não existe, e continuamos na ilusão da esperança.
Em 1997 num almoço na Escola antiga de Cadafaz foi anunciado um Lar em Cadafaz com capacidade para 10 residentes cujo local seria a última Escola Primária já desactivada, desse projecto constavam seis Entidades altamente credíveis e que seria o 1º Projecto a beneficiar da LEADER II.
Em 1999 elementos que na altura faziam parte dos Compartes, anunciavam o apoio aos Lares da freguesia e à construção do Lar de Nª SRª das Neves na sede de freguesia.
Nestes intervalos foi funcionando um Centro de Dia pela Cáritas na Casa Paroquial pós obras de recuperação, cujo Centro se encontra hoje semi-desactivado, sendo actualmente o serviço servido pelo Centro de Dia Padre Anselmo da freguesia do Colmeal.
Anos depois começaram obras de interiores e apetrechamento mobiliário na Escola, e em Novembro de 2005 foi anunciado um almoço de angariação de fundos e parece que a inauguração do Lar ou Extensão. No entanto, até hoje e após a tal inauguração ilusionista nada funcionou.
Pensamos: - Afinal qual será a função ou aproveitamento de tal espaço?
Não posso deixar de louvar a boa vontade e o exaustivo esforço dos elementos que trabalharam para a sua concretização mas, qualquer coisa falhou e acabamos com mais uma das obras feitas para nada servir, aliás temos mais.
No entanto, os episódios continuaram e um mês depois, em Dezembro de 2005, surgia grande noticia na imprensa regional sobre: “O Lar da Freguesia do Cadafaz na Cabreira vai ser uma realidade”, anunciando nomes de uma Comissão Pro-Lar etc.
Mais uma vez acreditámos, porque a freguesia é um todo e não só esta ou aquela povoação (pelo menos era assim) e, seja ele feito onde quiserem, até na Relvas, uma localização panorâmica belíssima e espaço, dando até vida àquelas ruínas.
Porém as versões têm continuado cada vez mais variadas, surgido de vez em quando na ribalta, o Lar da freguesia da Cabreira e em 2009 uma possível Residencial.
Perante toda esta história triste, algo nos assalta o pensamento e nos leva a reflectir: Se todos os recursos monetários obtidos na margem esquerda do Rio Ceira desde alguns anos (pelo menos) não será ainda suficiente para a concretização de uma obra que perdura, ou seja o Lar da freguesia ou residencial?
E aqui não posso deixar de expressar o meu respeito por todos aqueles que já partiram, levando consigo a esperança que sempre tiveram ao acreditar nas pessoas e nas instituições que têm, passado todos estes anos apregoar aos quatro ventos promessas e certezas, enfim tudo o que é possível dizer, quando não se tem a certeza de nada.
Cadafaz, Janeiro de 2010
in O Varzeense, de 15 de Fevereiro de 2010

Sem comentários:

Enviar um comentário

Agradeço a sua visita e o seu comentário.
Informo que comentários anónimos não serão publicados.
Paula Santa Cruz