segunda-feira, 8 de março de 2010

Continuação da visita guiada: o Adro

Estando nos Pátios, ao dirigirmo-nos para o Adro entramos na Rua da Liga de Melhoramentos, ao fundo avistamos a igreja.

 


O Adro tem o nome de Largo Engenheiro Duarte Pacheco, a placa toponímica com essa indicação está na parte traseira do novo chafariz, desde Agosto 2009, induzindo em erro as pessoas que não conhecem, porque a placa está colocada numas escadas.

  

Este largo, para mim, é o que mais alterações teve ao longo dos anos, como poderão comprovar nas fotos que irei colocar sobre o Adro noutros "posts".
Hoje está desta maneira:

  

É aqui, neste local, onde se faz actualmente a festa anual, o Encontro de Concertinas, e onde se recebe o Bodo.
O largo também tem o nome de Largo do Adro, devido ao alargamento que foi efectuado em 2001.



Num canto do largo, foi construído o coreto, que tem uma esplêndida vista, por baixo encontram-se a Casa Mortuária e os balneários públicos. 



E por último, é onde se encontra a igreja matriz do Cadafaz, que já tem 404 anos e que ao longo dos anos foi ampliada e restaurada.



Numa das fachadas da igreja estão colocadas 2 placas em homenagem a dois padres que paroquiaram a freguesia e que deixaram saudades.


Aqui, há muitos anos atrás, existia uma imponente árvore, ao qual ninguém me soube dizer o nome, nem as pessoas mais idosas da aldeia. Disseram-me que havia uma no For da Corga, fui até lá e a única que vi que era diferente das outras é esta, a qual coloco aqui uma foto de uma pernada:


Também existiu no Adro um cipreste, um dos “filhos” encontra-se à entrada do cemitério.

3 comentários:

  1. Boa noite Paula :).
    Mais uma viagem à santa terrinha. Cadafaz, um nome que gostava de saber como nasceu: cada (um) faz? Ainda não pensou nisso? Veja lá se sabe e conte à gente!
    Beijo

    ResponderEliminar
  2. Olá Paula!
    Continuas a fazer um excelente trabalho sobre o Cadafaz! Sei que para manteres este blog sempre actualizado tens de dedicar algum tempo, mas também sei que fazes porque gosta da tua terra e das nossas gentes, pois a tua aldeia fica perto da minha.
    Concordo com a Guidinha, conta-nos donde é que vem a palavra Cadafaz….
    Beijos.
    Eugenia Cruz

    ResponderEliminar
  3. Guida e Eugénia, agradeço os v/comentários e as v/visitas.
    Poderão ler o “post” onde já falei sobre esse assunto indo ao Arquivo do Blog, etiqueta 2009 escolher Maio e ir até ao dia 9 de Maio com o título: Sabia que antigamente o Cafafaz chamava-se Cadafas? ou então à etiqueta Visita Guiada.
    Bjs
    Paula

    ResponderEliminar

Agradeço a sua visita e o seu comentário.
Informo que comentários anónimos não serão publicados.
Paula Santa Cruz